PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COPASA PARACATU

Segue posicionamento da Copasa em relação à matéria publicada no jornal O Lábaro: https://www.jornalolabaro.com.br/populacao-de-paracatu-mobiliza-em-praca-publica-contra-os-descasos-da-copasa/

 

A Copasa informa que o abastecimento de Paracatu encontra-se normalizado nesta quarta-feira (02/02).

As intermitências registradas na cidade entre os dias 17 e 24/01 foram decorrentes de um problema nas redes de fornecimento, que impediam a passagem da água. A situação foi regularizada na manhã do dia 18/01, mas, durante a tarde, o aumento abrupto do consumo comprometeu a capacidade de recuperação ágil dos reservatórios, fator que levou ao atraso na total recuperação do sistema de abastecimento.

Para garantir o fornecimento de água para os moradores, além de permanecer monitorando a situação diuturnamente, técnicos da companhia realizaram manobras operacionais nas redes; colocaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) para operar em sua capacidade máxima; instalaram um gerador de energia para dar suporte à ETA e disponibilizaram caminhões-pipa para abastecer unidades de saúde, instituições de ensino e asilos.

Durante toda a semana comunicados sobre a situação do abastecimento foram emitidos e compartilhados com os veículos de comunicação da cidade. As demandas enviadas à imprensa também foram atendidas. Além disso, na data de 17/01, um grupo de moradores esteve na sede da Copasa, em Paracatu, para questionar sobre as recomposições asfálticas da cidade e sobre o abastecimento. Na oportunidade, os líderes comunitários tiveram suas dúvidas respondidas pelo gestor da Unidade de Serviço de Expansão Oeste (USEO), Edilson Alves, e pelo encarregado do sistema, Wilmar Santos.

A Copasa ressalta que, para melhorar cada vez mais o abastecimento da cidade, várias obras estão em andamento em Paracatu. Desde maio de 2021, a companhia trabalha na construção do reservatório de acumulação, popularmente chamado de “piscinão”. Localizado nas proximidades do ribeirão Santa Izabel, a estrutura terá capacidade para armazenar 687 milhões de litros de água. A obra, de mais de R$ 15 milhões, tem conclusão estimada para 12 meses e armazenará água bruta. Caso ocorra queda no volume do ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece a cidade, a Copasa ainda terá disponibilidade de água para tratar e fornecer.

Desde agosto do ano passado, a Copasa está mobilizada na execução das obras de setorização da cidade. Ao todo, serão construídos 4.600 metros de redes de distribuição, duas elevatórias e implantado um reservatório e uma subestação de energia. Avaliadas em mais de R$5 milhões, a estimativa é que as intervenções, que geraram 25 empregos, sejam concluídas até setembro de 2022.

Ainda em fevereiro deste ano, a Copasa iniciará a obra para automação de seis novos poços, que somarão mais 72 litros por segundo na disponibilidade de água da cidade. A estimativa é que o serviço seja executado em 12 meses.

A Copasa esclarece que, pautada pela ética, transparência e respeito aos clientes, trabalha diuturnamente para oferecer excelência na prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. Conta com equipes preparadas para lidar com situações de crise e que, mesmo mediante monitoramento, quaisquer operações estão sujeitas às falhas decorrentes de fatores externos.

A empresa orienta que, no caso de quaisquer problemas relacionados ao abastecimento, esgotamento ou tarifação, os clientes entrem em contato com a companhia e informem o endereço completo para que a situação seja regularizada o mais breve possível. Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. São eles: site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; telefone 115 ou WhatsApp Copasa (31) 9 9770-7000.

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