Prefeitura de Paracatu já tem empresa que fará restauração do antigo prédio do Automóvel Clube

É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade

O patrimônio histórico arquitetônico pode ser qualquer edificação que represente parte da história local de uma cidade ou município. A primeira coisa que se destaca quando se faz uma visita a algum lugar, são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representem ou trazem em suas características pistas sobre a história da localidade visitada e de seus habitantes.

Esses patrimônios despertam o interesse, instigam a procura por mais informações sobre o lugar, representam a materialização da cultura de uma localidade, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram. Preservar os casarões antigos de uma cidade só trazem benefícios.

 

Ordem de Serviço

Noticia boa logo nesta manhã de terça-feira (15). Foi assinado pelo Prefeito Igor Santos e pelo Secretário de Cultura e Turismo Igor Diniz a ordem de serviços para a restauração do prédio do antigo Automóvel Clube que fica na Rua Américo Macedo no centro da cidade. O local abrigará o Centro Cultural de Paracatu.

A empresa responsável para a execução do projeto do restauro é a Essa Construções e  tem previsão para entrega em cinco meses.

Uma conquista para a cultura de Paracatu

Paracatu entra, neste momento, para um novo tempo no empreendedorismo cultural, sendo o Largo do Rosário, no coração do núcleo histórico da cidade, o setor arregimentado para congregar núcleo histórico, patrimônio histórico e a cultura gastronômica local. Junta-se a toda essa nova plataforma cultural, turística e empreendedora, a restauração do prédio do outrora conhecido Automóvel Clube de Paracatu, que era um espaço para festas no mesmo modelo do antigo salão do Jóquei Clube Paracatuense fundado na mesma época. Muito se falou ao longo dos anos e em gestões anteriores em restaurar este prédio do Automóvel Clube para abrigar o Centro Cultural de Paracatu. A ideia agora está saindo do papel para se transformar em realidade, vindo a compor esse setor da cidade que já está projetado para ser um centro de promovo da cultura, do turismo e da gastronomia de Paracatu.

Coisa velha é importante sim

O que foi destruído está perdido para sempre, restando apenas o eventual registro iconográfico e a memória particular daqueles que viram com seus próprios olhos determinado monumento. O que nos resta fazer é reconhecer a importância do patrimônio remanescente, conscientizar a população de sua importância coletiva, mudando a concepção antiga de que coisa velha não tem importância e cobrar das autoridades responsáveis a correta preservação de tudo aquilo que tiver relevância para a história coletiva e da região.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados