Prefeitura assina ordem de serviço para construção do CAPS AD em Paracatu

Nova unidade homenageará Fernando Antônio da Silva e reforçará o cuidado com a saúde mental e a inclusão social no município
Na manhã desta terça-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu um passo significativo na ampliação da rede de atenção psicossocial do município. Foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que receberá o nome de Fernando Antônio da Silva, uma justa homenagem a um paracatuense que dedicou sua vida à recuperação de pessoas com dependência de álcool e outras drogas, sempre acreditando na força da superação.
A nova unidade será construída na Avenida Bia Fortes, ao lado do setor de Hemodiálise, e será voltada ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, com ênfase nos casos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Atualmente, o espaço físico do CAPS AD tornou-se limitado diante da crescente demanda, o que motivou a construção de uma nova sede mais ampla, acessível e estruturada para oferecer um atendimento humanizado, qualificado e acolhedor.
A obra integra o Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal que tem investido na expansão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o país, por meio da construção e reforma de unidades de saúde mental. Em Paracatu, o investimento federal será de R$ 2.250.000,00. O novo espaço contará com 571,36 m² de área construída e prazo estimado de conclusão de oito meses, e será realizada pela Construtora Compasso LTDA.
A nova sede contará com três salas de atendimento individuais de psicologia/psiquiatria, uma sala de atividades coletivas (Terapia ocupacional, terapias de grupo e etc), uma sala de enfermagem, uma sala de medicação, três quartos coletivos com acomodações individuais, além de área de convivência coberta e área de convivência descoberta.
A escolha do local para sediar a nova unidade foi estratégica, considerando sua localização próxima a importantes órgãos públicos e a facilidade de acesso por meio do transporte coletivo, fator essencial para usuários em situação de vulnerabilidade social.
A construção da nova sede do CAPS AD representa um avanço concreto na política de saúde mental do município e reafirma o compromisso da administração municipal com uma rede de cuidados mais eficiente, humana e inclusiva.
O momento contou com a presença do Prefeito Igor Santos, Vice-Prefeito Pedro Adjuto, Secretário Municipal de Saúde, Umarques Couto, Promotor Davi Pirajá, presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Alves, Secretário de Governo Altanir Junior e da Vereadora Professora Eliete, proponente do nome da nova unidade.
Comentários