Prefeitura assina ordem de serviço para construção do CAPS AD em Paracatu     

 Prefeitura assina ordem de serviço para construção do CAPS AD em Paracatu     

Nova unidade homenageará Fernando Antônio da Silva e reforçará o cuidado com a saúde mental e a inclusão social no município

Na manhã desta terça-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu um passo significativo na ampliação da rede de atenção psicossocial do município. Foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que receberá o nome de Fernando Antônio da Silva, uma justa homenagem a um paracatuense que dedicou sua vida à recuperação de pessoas com dependência de álcool e outras drogas, sempre acreditando na força da superação.

A nova unidade será construída na Avenida Bia Fortes, ao lado do setor de Hemodiálise, e será voltada ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, com ênfase nos casos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Atualmente, o espaço físico do CAPS AD tornou-se limitado diante da crescente demanda, o que motivou a construção de uma nova sede mais ampla, acessível e estruturada para oferecer um atendimento humanizado, qualificado e acolhedor.

A obra integra o Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal que tem investido na expansão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o país, por meio da construção e reforma de unidades de saúde mental. Em Paracatu, o investimento federal será de R$ 2.250.000,00. O novo espaço contará com 571,36 m² de área construída e prazo estimado de conclusão de oito meses, e será realizada pela Construtora Compasso LTDA.

A nova sede contará com três salas de atendimento individuais de psicologia/psiquiatria, uma sala de atividades coletivas (Terapia ocupacional, terapias de grupo e etc), uma sala de enfermagem, uma sala de medicação, três quartos coletivos com acomodações individuais, além de área de convivência coberta e área de convivência descoberta.

A escolha do local para sediar a nova unidade foi estratégica, considerando sua localização próxima a importantes órgãos públicos e a facilidade de acesso por meio do transporte coletivo, fator essencial para usuários em situação de vulnerabilidade social.

A construção da nova sede do CAPS AD representa um avanço concreto na política de saúde mental do município e reafirma o compromisso da administração municipal com uma rede de cuidados mais eficiente, humana e inclusiva.

O momento contou com a presença do Prefeito Igor Santos, Vice-Prefeito Pedro Adjuto, Secretário Municipal de Saúde, Umarques Couto, Promotor Davi Pirajá, presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Alves, Secretário de Governo Altanir Junior e da Vereadora Professora Eliete, proponente do nome da nova unidade.

    

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados