PNS 2019: 18,6% dos mineiros sofreram algum tipo de violência nos 12 meses anteriores à entrevista

A Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019 investigou aspectos relacionados à violência interpessoal com objetivo de identificar pessoas que sofreram violência, traçar seu perfil sociodemográfico, impactos na saúde e algumas características dessa violência. No Brasil, em 2019, os vários tipos de violência interpessoal constituíram a principal causa de óbitos de jovens e adultos de 15 a 39 anos de idade resultando em mais de 40 mil mortes nesse ano. Este é, portanto, um importante problema de saúde pública no mundo.

A PNS estimou que 18,6% das pessoas em Minas Gerais sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses anteriores à entrevista. Por grupos de idade, nota-se um maior percentual de pessoas que sofreram violência nas camadas mais jovens da população. Em Minas, 27,6% dos jovens de 18 a 29 anos de idade sofreram violência, enquanto este percentual fica em 20,0% na faixa dos 30 a 39 anos, em 17,2% entre os 40 e 59 anos de idade e cai para 11,5% entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade. Por sexo, 20,0% das mineiras relataram terem sido vítimas de algum tipo de violência, enquanto este percentual é de 16,9% entre os mineiros.

 

Mais informações estaduais no release anexo. Para informações nacionais, clique aqui.

Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados