Pequenos produtores do Cerrado Mineiro conquistam Golden Cup Brasil durante a SIC 2025

 Pequenos produtores do Cerrado Mineiro conquistam Golden Cup Brasil durante a SIC 2025

Família de produtores associados à APPCER ficou em primeiro lugar no concurso que premia os melhores cafés certificados Fairtrade do país

Uma família de cafeicultores associada a Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER), da Região do Cerrado Mineiro, venceu um dos principais torneios de qualidade de cafés certificados do país, o Golden Cup Brasil 2025. O prêmio da categoria Contêiner Cheio ficou com a Família Custódio, produtores do município de Patrocínio. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte entre 5 e 7 de novembro.

Esta foi a primeira vez que o torneio tem um vencedor da região. O café premiado teve origem em um lote de 320 sacas de 60kg, com pontuação acima de 84 pontos. Para Gabriel Francisco Mendes, terceira geração da família e um dos sócios-gestores da propriedade, o prêmio é o reconhecimento de anos de trabalho coletivo. “Nos últimos cinco anos, ficamos classificados entre os finalistas. Agora, tivemos essa grande alegria, com uma safra muito boa”, comemora.

Destinado a premiar os melhores cafés Fairtrade do país, o Golden Cup, que chegou à sua 11ª edição, tem contribuído para agregar valor aos melhores grãos das variedades arábica e canephora (conilon e robusta), produzidos por famílias de pequenos produtores e produtoras do país. A iniciativa visa promover os cafés de qualidade, com processos sustentáveis, e incentivar a abertura de mercados nacionais e internacionais para esses produtos.

De acordo com o presidente da APPCER, Carlos Fardin, a associação é única certificada Fairtrade da região do Cerrado Mineiro. Segundo ele, a conquista chancela o trabalho de qualidade realizado entre os produtores. “Esse prêmio reforça que vale a pena investir em capacitações e na qualidade dos cafés. Sabemos o quanto o cerrado tem cafés de alto nível, e vencer esse concurso é muito importante para que os nossos associados busquem se qualificar cada dia mais e mostra que estamos no caminho certo”, avalia.

Excelência do café do Cerrado Mineiro

Na avaliação da analista do Sebrae Minas, Naiara Marra, o resultado reforça a maturidade da região quando o assunto é café de qualidade. Segundo ela, o desempenho da Família Custódio inspira outros produtores da Appcer e da Região, e demonstra a importância de continuar apoiando iniciativas que fortalecem a competitividade e valorizam a excelência do café.

“É um prêmio que nos enche de orgulho e comprova que o trabalho realizado na Região do Cerrado Mineiro está sendo conduzido com maestria por todos os envolvidos na cadeia produtiva. Ver uma família de pequenos produtores alcançar esse reconhecimento nacional é extremamente gratificante. Isso demonstra que dedicação, profissionalismo e práticas sustentáveis geram resultados concretos”, destaca.

O torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup abrange todas as Organizações de Pequenos Produtores de café Fairtrade do Brasil, e é realizado pela Coordenadora Latino – Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC), em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR).

—-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados