Passeios públicos viram depósitos de lixo e de material de construção

 Passeios públicos viram depósitos de lixo e de material de construção

As calçadas ou passeios públicos da cidade constantemente tomados pelos mais diversos obstáculos, os pedestres passam dificuldades.

Os passeios públicos são veias abertas por onde arqueja a vida de uma cidade. Atendem a todos os cidadãos, sem qualquer distinção, de acordo com a democracia. Tem um impacto direto no coletivo, com alcance na qualidade de vida, na segurança, na cultura, nos negócios e na identificação dos ambientes.

Dever e direitos

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências e comércios, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores.

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

É preciso esclarecer que é de responsabilidade dos munícipes a varrição e conservação dos passeios de seu domicílio, devendo os resíduos provenientes desta atividade ser acondicionados adequadamente e apresentados à coleta regular, nos dias e horários previamente estabelecidos pela Limpeza Urbana da Prefeitura.

“Em contrapartida ao pensamento individualista do direito de propriedade, a Constituição de 1988, trouxe uma exigência a mais para esse direito, qual seja a de que a propriedade tem que exercer uma função social, logo, ela não poderá mais atender exclusivamente aos interesses individuais e deverá atender a um interesse coletivo da sociedade, sob pena de sanções aplicadas ao proprietário. Portanto, a função social da propriedade traz a noção de que, enquanto pertencente a uma sociedade, o indivíduo deve contribuir para o bem estar de todos em detrimento dos seus interesses exclusivos.” https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-responsabilidade-sobre-o-lixo/440129345

Outras situações absurdas:

Além do aspecto visual, a obstrução de calçadas atrapalha os pedestres que para desviar os entulhos ou materiais são obrigados a caminhar pelas ruas, correndo o risco de provocar ou sofrer acidentes.

Dicas:

– Conserve sua calçada limpa. Varra e capine regularmente;

– Mantenha o espaço em bom estado de conservação, livre de buracos;

-Acondicione adequadamente seus resíduos;

– Deposite o lixo na calçada uma hora antes da passagem do caminhão coletor, de acordo com a programação da sua rua.

 Fotos tiradas no domingo dia 26 de novembro

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados