Paracatuense é homenageada com Medalha Ruth Cardoso em São Paulo

O Conselho Estadual da Condição Feminina entregou, na tarde desta sexta-feira, 07/3, em evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a medalha Ruth Cardoso para líderes que desenvolveram um trabalho relevante em defesa dos direitos da mulher.
Homenageada

Durante a cerimônia, a paracatuense Luanda Pires, foi uma das homenageadas por suas ações e trabalhos em prol dos direitos e segurança das mulheres vítimas de violência.
“Com muita honra, recebi a notícia de que meu nome foi escolhido pelo Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, para receber a Medalha Ruth Cardoso, em razão do meu trabalho na defesa e construção de direitos para mulheres.” Comentou Luanda Pires
CECF
O CECF, órgão pioneiro na defesa dos direitos da mulher no Brasil, é formado por 32 conselheiras e atua desde 1983 para eliminar discriminações e promover igualdade de gênero no Estado.
”
Medalha – Ruth Cardoso
Já a honraria, que recebe o nome da socióloga e ex-primeira-dama brasileira, Ruth Cardoso, destaca mulheres e entidades sociais que desenvolvem ações em prol da equidade de gênero.
Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, nascida em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara e falecida em 24 de junho de 2008, deixou um legado significativo em sua vida. Tornou-se primeira-dama do Brasil com a posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1º de janeiro de 1995.
Além disso, Ruth Cardoso desempenhou um papel importante na presidência da Comunitas, uma organização da sociedade civil de interesse público. Durante seu mandato de 2002 a 2008, ela trabalhou para garantir a continuidade dos programas bem-sucedidos da Comunidade Solidária. Sua dedicação aos direitos e bem-estar das mulheres foi reconhecida ao servir como Conselheira do Conselho da Condição Feminina durante sua primeira gestão.
Na década de 1970, Ruth Cardoso foi uma das pioneiras na discussão de temas ligados aos movimentos feministas, de orientação sexual e étnico-racial.

Foto em destaque, homenageados da tarde.
Comentários