Paracatu vence XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

 Paracatu vence XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

 

Projeto “Locomotiva da Agricultura Familiar” contribui para oportunidades de negócios e desperta o empreendedorismo rural

 

Paracatu, localizada no noroeste de Minas, venceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Empreendedorismo Rural. O anúncio foi realizado na cerimônia de premiação na manhã desta quarta-feira, 17, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de cerca de 300 convidados, dos 24 municípios finalistas, entre prefeitos, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

O município concorreu com o projeto “Paracatu, a Locomotiva da Agricultura Familiar”. Com o objetivo de criar políticas públicas de acesso equitativo para fortalecer produtores rurais, com foco na geração e aumento da renda por meio do fomento à diversificação e à melhoria da produção, a iniciativa foi fundamental para a superação dos desafios no campo. As políticas públicas de fomento ao empreendedorismo rural possibilitaram o sucesso do projeto e resultados relevantes para os produtores e para Paracatu, de forma ampla.

Os principais resultados foram expansão de áreas agricultáveis; adaptação e uso de novas tecnologias; estruturação, organização e legalização das associações rurais; diversificação e escoamento da produção; regularização e estruturação de cadeias produtivas (apicultura e avicultura); implementação de feiras de agronegócio; e regularização fundiária. O aumento, diversificação e profissionalização da produção, atrelados aos demais resultados, geraram incremento de renda para os produtores, melhora da qualidade de vida no campo e maior movimento econômico para todo o município.

“É a segunda vez que somos premiados em nossa gestão. Ficamos satisfeitos, pois é um reconhecimento de um trabalho feito por muitas pessoas e é fruto de muitas gerações e gestões que estamos hoje representando”, festeja o prefeito Igor Pereira dos Santos.

Premiação

Na XII edição do Prêmio, mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios do estado, foram inscritos em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial. Na fase final, disputaram 30 iniciativas, de 24 municípios.

Os vencedores, por categoria, foram: Cabo Verde, categoria Sala do Empreendedor; Conselheiro Lafaiete, categoria Governança Territorial; Congonhas, categoria Inclusão Produtiva; Coqueiral, categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente; Nova Lima, categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Paracatu, categoria Empreendedorismo Rural; Pirapora, categoria Compras Governamentais; Uberaba, categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial; e Varginha, categoria Empreendedorismo na Escola.

“Cada uma das soluções inovadoras vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento ao esforço do município de sempre buscar a melhoria na gestão de maneira diferenciada e uma inspiração para tantos outros municípios, com resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico, na educação empreendedora, na geração de emprego e renda e na liberdade de produzir, trabalhar e sustentar sonhos e realidades”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados