Paracatu sediou amplo debate sobre o desenvolvimento dos municípios

 Paracatu sediou amplo debate sobre o desenvolvimento dos municípios

Um dia importante para macrorregião Noroeste de Minas Gerais, nesta terça-feira (14), a realização do segundo encontro “AMM nos Municípios – AMM e SEBRAE: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, que reuniu mais de 350 pessoas  no Auditório do Centro Administrativo de Paracatu.

Destaques nos discursos  de abertura para o desenvolvimento econômico, geração de emprego, importância de um apropriado pacto federativo e o investimento no turismo regional.

nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o SEBRAE, debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

A segunda edição do AMM nos Municípios, que foi promovida em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e a Prefeitura de Paracatu, seguiu, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onda verde em que se encontra a região.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, destacaram a importância do evento e das ações desenvolvidas em parceria com o SEBRAE para capacitar gestores e servidores públicos com foco no desenvolvimento regional. E destacou, ainda, ser imprescindível haver mais verba para a gestão dos municípios como essencial a esse desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

“Precisamos fazer o verdadeiro pacto federativo. Para isso acontecer, precisamos ser uníssonos. É preciso muitas pessoas falando nisso. Conto com as prefeitas e prefeitos, deputados, senadores, todos os outros órgãos parceiros para transformarmos isso, devagar, com muito trabalho. Então, contem com a AMM, contem com o SEBRAE, para conseguirmos a vitória”, salientou Julvan Lacerda.

Recepção

No evento, o presidente lembrou, ainda, a importante conquista do acordo com o governo estadual, intermediado pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público, para quitação da dívida do Estado com os municípios mineiros na área da saúde, no valor estimado de R$ 7 bilhões. “Esse acordo vai gerar um importante reforço aos caixas dos municípios. Será uma relevante conquista e a AMM está lutando muito por isso.”

Para o prefeito de Paracatu, Igor Santos, o evento foi uma grande  e importante oportunidade para prefeitos, secretários e vereadores terem acesso a ricas discussões sobre o desenvolvimento desses municípios. Expôs, também, que o evento reforça o trabalho da AMM, de representação dos municípios, e do SEBRAE, com o desenvolvimento empresarial local.

Para o prefeito de Natalândia e presidente da AMNOR, Geraldo Magela (Gê), o evento reforça a missão da associação em trabalhar pela capacitação e aprimoramento dos gestores e servidores públicos dos municípios da região.

Em sua declaração, o diretor técnico do SEBRAE Minas, João Cruz Reis, realçou o resultado positivo dos eventos em parceria com a AMM por levar informação de qualidade para capacitar os gestores e servidores públicos. O diretor ressalvou, ainda, como é importante a união desses municípios com as empresas para promover o desenvolvimento local e regional. E que este momento é de retomada do desenvolvimento econômico, com a vacinação avançando, e as empresas voltando a funcionar com capacidade superior, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.

O deputado federal Franco Cartafina que marcou presença reforçou o trabalho dos parlamentares como sendo importante elo entre os municípios e a conquista de recursos para a melhoria da gestão e da prestação de serviço de qualidade aos cidadãos.

No final das apresentações, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Douglas Augusto Oliveira Cabido, falou sobre o potencial econômico de Minas Gerais e apresentou o “Guia da Liberdade Econômica, elaborado pelo Governo do Estado, em parceria com a AMM. “A gente discutiu em Paracatu a liberdade econômica, atração de investimento e o cooperativismo. Tudo o que atrai novos investimentos para os municípios.”

No evento, a sede da AMM foi transferida simbolicamente para o município de Paracatu, por meio da assinatura do termo de transferência pelo presidente da AMM, Julvan Lacerda, e o prefeito de Paracatu, Ígor Pereira dos Santos.

A solenidade contou, também, com a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica, com os prefeitos de Arinos, Marcílio Alisson Fonseca de Almeida, de Cabeceira Grande, Eldson Amorim Duarte; e de Riachinho, Neizon Rezende da Silva.

No encerramento do evento, os participantes contaram com a palestra magna “A marca de uma cidade como atrativo para investimentos e valorização do turismo”, com o executivo de marca e fundador da 1ª agência especializada em place branding do Brasil, Caio Esteves.

 “Desenvolve Minas Gerais”

A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o SEBRAE, debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já promoveu dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Além disso, cursos e mentorias de qualificação estão sendo oferecidos, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

A primeira edição do “AMM nos Municípios” em 2021 aconteceu em Boa Esperança, na macrorregião Sul do Estado, quando mais de 100 municípios compareceram ao evento, que contou com importantes palestras e painéis sobre turismo. 

Parcerias

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados