Paracatu recebe ações de preservação ambiental 

Atividades visam garantir o acesso aos recursos naturais às gerações atuais e futuras 

Com o propósito de preservar a natureza, proporcionar segurança hídrica e garantir o acesso ao meio ambiente às gerações atuais e futuras, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo mais de R$ 540 mil na construção de aproximadamente 22 km de cercas no entorno de reservas ambientais localizadas na microbacia do ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece Paracatu. O recurso é proveniente do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de bacias hidrográficas. Iniciada no último dia 3, a estimativa é que a primeira parte dos serviços, onde serão construídos 16 km de cercas, seja concluída até o fim de outubro.  

Com este cercamento, uma média de 15 nascentes serão protegidas. De acordo com Fauster Bernardes, integrante da equipe socioambiental da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste (USAO), responsável por acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de cercamento em Paracatu diariamente, “a construção favorece o isolamento das áreas verdes para a recuperação das matas ciliares, pois evita que animais de grande porte pisoteiem nascentes. Também previne o assoreamento de cursos d’água, aumenta o poder de infiltração da chuva no lençol freático e consequentemente o volume das nascentes, e até mesmo contribui para a melhoria do clima, além de favorecer a Data: 17/10/2022 produção de alimentos para a fauna silvestre, beneficiando todo o ecossistema”, ressaltou.  

Com as atividades, a fazenda Dobeiras também foi contemplada. O proprietário, Odimar Sousa Gonçalves, de 61 anos, considera essa mobilização um ganho para todos. “Não tenho dúvidas de que o cercamento das nascentes vai contribuir para a preservação a longo prazo”. Ele já pôde ver na prática os benefícios do Pró-Mananciais. “Há alguns anos fizeram bolsões e curvas de nível perto de represas que tenho na propriedade. Antes elas secavam, mas depois das intervenções ganharam vida”, ressaltou ele, explicando que, apesar da diminuição do volume, atualmente os lagos não secam em período de estiagem.  

Ainda de acordo com Fauster Bernardes, há previsão para realizar mais cercamentos no município ainda este ano. “Ainda estão previstos construir mais aproximadamente 6 km de cercas em duas propriedades vizinhas e pode ser que uma terceira também seja incluída. Inclusive visitamos uma dessas fazendas em 6 de outubro. Com isso, reduzimos a incidência de erosões e contribuímos para proteger as nascentes do carreamento de sólidos”, explicou.  

Histórico de preservação  

Não é a primeira vez que o Pró-Mananciais atua em Paracatu. Desde a criação do programa, a Copasa já aplicou quase R$ 430 mil em ações de proteção à natureza. O investimento resultou na construção de outros 12.600 metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes (APPs); no plantio de 3 mil mudas às margens do Ribeirão Santa Izabel; na adequação de 19 km de estradas, e na construção de bolsões – bacias de terra para retenção de água da chuva; e na implantação de curvas de nível – elevações de terra construídas pela extensão das pastagens.  

Sobre o programa  

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.  

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.  

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.  

Agenda ESG  

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados