Paracatu lança marcas que ressaltam as vocações do município
Iniciativa fortalece o posicionamento da cidade no mercado e estimula o desenvolvimento econômico local
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A valorização do patrimônio material e imaterial de Paracatu, no Noroeste de Minas, ganha força com a estratégia de promoção da identidade histórico-cultural, do turismo e da gastronomia da cidade. No dia 5 de julho, em meio à programação do 10º Festival do Patrimônio Cultural da cidade, serão lançadas as marcas ‘Paracatu: para tudo que a gente ama’ e ‘Quitandas de Paracatu: um patrimônio, nossa preciosidade’. A apresentação das identidades visuais (logomarcas) acontece durante a inauguração da Casa Paracatu, um edifício tombado, construído entre os anos de 1920 e 1930, e que foi totalmente revitalizado.
A cidade detém a maior área irrigada por aspersão do país, método que simula uma chuva artificial, além da maior mina de ouro a céu aberto em atividade na América Latina. Para diversificar sua economia, fadada ao esgotamento da atividade mineradora e refém da escassez de água, a Sebrae Minas, Prefeitura de Paracatu e lideranças do município, buscaram a construção de uma estratégia de promoção do território por meio da metodologia do place branding (ou marca de um lugar) – que propõe 34 projetos a serem implementados entre 2023 e 2026 na cidade.
Entre as ações previstas nesta parceria está a elaboração de estratégias de ampliação do turismo no município, conhecido por seus casarões históricos, as quitandas e o fortalecimento das comunidades quilombolas. Entre essas iniciativas está o projeto de construção da marca território ‘Paracatu: para tudo que a gente ama’. “É algo que vai além do logotipo. A marca identifica e promove atributos singulares do município, criando um senso de pertencimento na comunidade, fomentando novos investimentos, e atraindo mais visitantes e investidores para a cidade. Essa estratégia impacta diretamente a economia local, a geração de emprego e renda, e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O lançamento da estratégia de promoção e marketing territorial é um marco importante, principalmente, no ano em que Paracatu completa 225 anos. “Essa marca eleva a autoestima e o orgulho de moradores e empreendedores. Nosso objetivo é fazer com que esse trabalho traduza nossa cultura em um produto que reflita um pouco do que somos e de onde queremos chegar”, explica o prefeito de Paracatu, Igor Santos.
A nova marca será administrada por um Comitê Gestor, que vai determinar e regularizar sua aplicação, a partir das orientações estabelecidas por um manual da marca ou brandbook. Esse guia traz um conjunto de informações que estabelece a essência e a cultura da marca, e conduz o padrão da comunicação a ser aplicada. Dependendo de sua utilização, há versões distintas da marca voltada para negócios, turismo, gastronomia, dentre outros.
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Ainda dentro das ações do projeto de promoção da identidade da cidade, está a valorização do trabalho das mestras quitandeiras e a promoção de seus quitutes com a criação da marca ‘Quitandas de Paracatu: um patrimônio, nossa preciosidade’, fruto do trabalho de estruturação e de governança realizado, há dois anos, pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para divulgar esse patrimônio tão característico de Paracatu.
Para reconhecer essa vocação da cidade, será solicitado, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o pedido de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência, para as quitandas produzidas em Paracatu. Ao todo, 12 quitandas estão em processo de registro de procedência, entre elas: a queijadinha, desmamada, bolo de domingo, mané pelado, empadinha de pele fina e o tradicional pão de queijo.
O trabalho realizado em Paracatu também faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae para transformar a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações em prol do desenvolvimento econômico e social.
Inauguração
Em paralelo ao lançamento das duas marcas, será inaugurada a Casa Paracatu. O prédio tombado no núcleo histórico da cidade, construído entre as décadas de 1920 e 1930, foi restaurado. O local será um espaço que vai permitir a experiência do patrimônio material e imaterial do município.
O espaço vai abrigar a loja coletiva da Associação das Quitandeiras de Paracatu, um Centro de Atendimento ao Turista, duas salas de reuniões e oficinas para as ações de formação cultural, e uma sala de exposições com curadoria da Fundação Ouro Preto, que também oferecerá aulas de preservação do patrimônio das edificações.
Na área externa, haverá o Café Quintal, um espaço com várias intervenções culturais em que os visitantes poderão vivenciar as experiências dos cafés coloniais e participar de vários eventos.
Festival
O 10º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu acontece de 5 a 9 de julho, em vários pontos da cidade. Entre os destaques da programação está o ‘Pão de Queijaço’, que será realizada no dia 5 de julho – data que a cidade comemora o Dia Municipal do Pão de Queijo -, que vai distribuir 25 mil unidades do quitute produzido na cidade.
Instituído em 2016, o Dia Municipal do Pão de Queijo foi escolhido por ser a data da Gastronomia Mineira, e o dia em que Paracatu recebeu o prêmio Eduardo Frieiro pelo registro do modo de fazer o pão de queijo. Este registro certifica que ninguém produz um pão de queijo como o de Paracatu.
O Festival de Paracatu é considerado o maior encontro cultural do Noroeste de Minas Gerais. O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura e Sebrae Minas, e tem o patrocínio da Kinross, via Lei de Incentivo à Cultura. Mais informações sobre o evento pelo site: https://festivalculturaldeparacatu.com.br/.
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Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa

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