Para comemorar Semana do Meio Ambiente, Copasa promove Circuito do Saneamento em Paracatu

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Altina de Paula Guimarães participaram do passeio ecológico 

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e ressaltar a importância do tratamento da água e do esgoto para a saúde da população, a Copasa promoveu, nesta quarta-feira (1°/06), o Circuito do Saneamento em Paracatu. Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Altina de Paula Guimarães, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, participaram do passeio.

O tour teve início na sede da companhia na cidade, ocasião em que foi explicado o processo de tratamento da água, desde a sua captação no ribeirão Santa Izabel e análises de potabilidade para atestar a sua qualidade até o envio para os imóveis e o seu destino final: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Após deixar o local, os alunos, em um ônibus fretado pela administração municipal em parceria com o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), se dirigiram à ETE. “Foram-lhes explicados detalhes sobre a quais processos o esgoto é submetido antes de retornar à natureza, para não causar dano a ela”, contou Daniel Rabelo, assistente socioambiental da companhia.

O passeio foi encerrado no Parque dos Buritis, onde equipes da Copasa, após distribuírem material pedagógico sobre consumo consciente de água, importância de cuidar do meio ambiente e benefícios do saneamento básico para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento socioeconômico do município, tiraram dúvidas sobre a tarifa social e serviram um lanche para os adolescentes.

Também estiveram presentes no Circuito parte do corpo docente da instituição de ensino, representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Colmeia.

Universalização dos serviços em todo o Estado 

Recentemente, a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANA) confirmou a capacidade econômico-financeira da Copasa para a universalização dos serviços até o fim de 2033. Entre 2022 e 2026, a previsão de investimentos da companhia ultrapassa os R$ 7 bilhões, colocando a empresa em condições de fazer os enfrentamentos necessários para atingir as metas do novo marco.

Esgoto acima da média nacional 

Em relação à coleta e tratamento de esgoto, a Copasa também registrou números acima da média nacional. No caso da coleta, a companhia atingiu 90,5% dos imóveis em sua área de atuação. Desses, 79,45% foram tratados, resultando em 71,9% dos imóveis com esgoto tratado e coletado no Estado. Já os dados nacionais revelam que apenas 43,9% da população tinha acesso a esgoto coletado e tratado no Brasil em 2020 (dados do SNIS de 2020).

Nesse quesito, a meta estabelecida pelo Novo Marco do Saneamento é de que, até o ano de 2033, 90% dos brasileiros tenham acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto no país. A cobertura da Copasa é 28 pontos percentuais acima da média nacional e a companhia continua trabalhando em prol da ampliação do acesso a esse serviço em sua área de cobertura.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados