OPORTUNIDADE: Projeto Trilhas de Futuro foi lançado, em Paracatu

As inscrições para concorrer às vagas de cursos técnicos gratuitos vão até 03 de setembro

OPORTUNIDADE: Projeto Trilhas de Futuro foi lançado, em ParacatuFoi realizado nessa segunda-feira  (23), o lançamento do Projeto Trilhas de Futuro, da secretaria de estado da educação (SEE/MG. Em todo o estado são 40 mil vagas para cursos técnicos, destas, Paracatu recebeu 3.565 oportunidades para transformar a vida profissional de jovens e adultos.

Os cursos serão ofertados no Colégio Império Educacional, Escola Multi Tech, Unitec Escolas Integradas e Senai, nas áreas de eletrotécnica, enfermagem, estética, mecânica, agropecuária, mineração, química, eletromecânica e eletroeletrônica. Além de não pagarem os estudos, os selecionados terão direito a vales transporte e alimentação.

Todos os representantes das escolas credenciadas participaram do lançamento. Segundo a pedagoga do Sesi/Senai, Solange Biulchi, Paracatu foi agraciada por um número significativo de vagas e isso contribui para o desenvolvimento do município. “Para nós, que vivemos numa região industrial, que emprega tanta gente, focada no segmento industrial e de mineração, em especial, somos responsáveis por disseminar essa informação. E o Trilhas de Futuro não é só para o jovem, é para aquele que quer estudar. Nossa escola, por exemplo, vai oferecer cursos nos três turnos, para que todos possam ter a chance de frequentar as aulas. Além do estudo, o Trilhas traz dignidade”, declara.

A superintendente regional de ensino, Juliana Ribeiro, reforçou a importância do projeto. Segundo ela, o Trilhas de Futuro promove o  crescimento e desenvolvimento do município. “A gente sempre sonhou com isso, oferecer aos nossos estudantes cursos técnicos, pois, sabemos o quanto eles precisam dessa possibilidade de ingressar no mercado de trabalho”.

Neide Batista, secretária municipal de educação, diz que a implantação deste projeto vem para contribuir na formação profissional dos jovens e adultos paracatuenses. Em breve, nossos estudantes estarão aptos para ingressarem no mercado de trabalho, graças ao projeto Trilhas de Futuro. Por isso, parabenizamos a secretaria de estado da educação, superintendência regional de ensino e instituições parceiras, neste processo”, concluiu.

O prefeito Igor Santos disse que foi uma política inteligente do estado de Minas Gerais, já que o curso técnico tem sido uma grande porta de saída para gerar emprego e economia. “A partir do momento em que qualificamos as pessoas em Paracatu, elas permanecem aqui e são contratadas pelas empresas daqui. E assim, iniciativas privadas, sociedade civil, estado e município, trabalhando juntos logo vamos  construir um novo tempo para a educação de nossa cidade.

Trilhas de Futuro

As inscrições estão abertas até 03/09 e poderão ser feitas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br , ou na sede da Câmara de vereadores, onde será disponibilizada uma estrutura para atendimento aos candidatos,  das 12h às 17h.

Poderão se inscrever para as vagas dos cursos técnicos, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram o ensino médio.

Pelo menos 70% das vagas contratadas devem se destinar aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para as pessoas matriculadas em outras redes públicas ou privadas e em seguida para os egressos do ensino médio. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro.

Ascom – Prefeitura de Paracatu

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados