Oliveira Mello recebe homenagem em Paracatu

 Oliveira Mello recebe homenagem em Paracatu

 “A melhor maneira de se conhecer a história completa de uma cidade é coletar as lembranças que cada um tem dela” disse Oliveira Mello

Oliveira Mello e sua esposa Nilse

O professor, historiador e escritor Oliveira Mello foi homenageado na tarde de ontem (15), e o Arquivo Público foi palco para o lançamento do “Fundo Oliveira Mello” e a inserção da placa biográfica de seu patrono, na casa. Homenagens estas, oferecidas pela Prefeitura Municipal de Paracatu, pela Fundação Municipal Casa de Cultura em Paracatu, através do Arquivo Público Municipal e Câmara Municipal de Vereadores, ao escritor paracatuense Antônio de Oliveira Mello.

Esta condecoração é um reconhecimento de toda grandeza e abrangência da carreira literária do escritor, com 54 livros publicados sobre Paracatu e as regiões: Noroeste de Minas e Alto Paranaíba, e também, por ser um incansável defensor do patrimônio cultural do município de Paracatu.

Filho de Itamar de Oliveira Mello e Adalgisa Jordão de Oliveira Mello, o escritor nasceu em Paracatu, numa casa antiga, atualmente demolida, na esquina da Rua do Peres, (atual Américo Macedo) com a Rua Manoel Caetano.

Aprendeu a ler e escrever na escola particular de Dona Maroca, na Rua Manoel Caetano, 89, e daí, foi transferido para as classes anexas da escola normal, na Rua do Ávila, atual Casa de Cultura, cursando a segunda série ginasial, e em junho de 1951, foi matriculado no Seminário do Carmo, em Itu/SP. Após 5 anos, Oliveira Mello foi para o Noviciado da Ordem Carmelita em Mogi das Cruzes/SP. Quando estava próximo a terminar o noviciado, tornou-se membro do Clero Diocesano de Patos de Minas, como seminarista maior, dedicando-se ao jornalismo e ao magistério.

Continuou os estudos eclesiásticos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde se desligou da vida eclesiástica, e passou a se dedicar, exclusivamente, ao magistério e ao jornalismo.

Volta a Minas, e em Patos de Minas, constituiu família, casando-se com a professora Nilse Carneiro Franco, com quem teve três filhos: Júnior, Elza Regina e José André e quatro netos: Marina, Fernando, Ana Paula e João.

Oliveira Mello, muito emocionado agradeceu a homenagem, e disse: “Eu sai de Paracatu, mas Paracatu nunca saiu de mim”.

Sobre o Acervo Oliveira Mello

O acervo do professor e escritor Oliveira Mello foi adquirido pela Prefeitura de Paracatu, e as tratativas para compra do acervo iniciaram em junho de 2014 e em 2015 foram concluídas. Com o recebimento do acervo da cidade vizinha de Patos de Minas.

BIOGRAFIA :ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELLO

Antônio de Oliveira Mello nasceu em Paracatu, no ano de 1937. Seus pais eram Itamar de Oliveira Mello e Adalgisa Jordão de Oliveira Mello. Oliveira Mello, nome que adotou para assinar os seus trabalhos, foi aluno da Escola Dona Maroca e Escola Normal de Paracatu, onde estudou até a segunda série do ginasial, quando foi matriculado, em 1951, no Seminário do Carmo, em Itu (SP). Após 5 anos, transferiu-se para o noviciado da Ordem Carmelita em Mogi das Cruzes (SP).

Próximo de concluir o noviciado, Oliveira Mello tornou-se Seminarista Maior do Clero Diocesano de Patos de Minas. Prosseguiu com os estudos eclesiásticos na cidade do Rio de Janeiro (Seminário Arquidiocesano de São José) e em Belo Horizonte (Seminário Coração Eucarístico), época em que se desligou da vida eclesiástica, passando a se dedicar, exclusivamente, ao magistério e ao jornalismo.

A cidade de Patos de Minas foi a escolhida pelo escritor para viver e desenvolver os seus trabalhos. Em Patos, casou-se com a professora Nilse Carneiro Franco e juntos tiveram três filhos: Júnior, Arquiteto, Elza Regina e José André, Bacharéis em Direito, que lhe deram quatro netos: Marina, Fernando, Ana Paula e João.

Além do magistério e do jornalismo, Oliveira Mello dedicou-se também aos estudos de filosofia, literatura brasileira e às pesquisas das regiões do Noroeste de Minas e do Alto Paranaíba, de onde surgiram, entre os seus 54 livros publicados, as obras: “Paracatu Perante a História” (1960); “Afonso Arinos e o Sertão”, biografia (1961); “Paracatu e Patos de Minas: uma Antologia “, ensaio (1966); “De Volta ao Sertão, Afonso Arinos e o Regionalismo Brasileiro “, biografia (1975); “Da Visão da Lapa ao Minério:

Vazante”, história (1977); “Patos de Minas, Minha Cidade”, história (1988);“Paracatu do Príncipe, Minha Terra”, história (1979); “A Igreja no Vale do Paracatu”, história (1980); ’Paracatu do Príncipe: a Imemorial”, foto- história (1983); “Minha Terra, Suas Lendas e Seu Folclore”, folclore (1985); “A Igreja de Paracatu nos Caminhos da História”, história (1987); “Unaí:

Rumo às Veredas Urucuianas”, história (1988); “40 Anos de Brasil (De Roma para Paracatu e de Paracatu para o Brasil), história (1988); “Vozes do Tempo”, crônicas (1989); “Memória Cultural, a Cultura em Paracatu”, ensaio, (1990); “Paracatu, Meu Bem Querer”, história didática (1991); ”Patos de Minas, Meu Bem Querer” , história didática (1991); “As Minas Reveladas, Paracatu no Tempo”, história (1994); “Sindigraf/DF, 25 Anos de História”, história (1997); “Câmara de Paracatu,200 Anos de História”, ensaio, (1999); “Memórias de Um Tempo” crônicas (1999); “Vestígios da Fé, Templos de Saudade. Cemitério de Santa Cruz de Paracatu”, foto-história (2001); “Vazante, Meu Bem Querer”, história didática, (203); “Vidas e Vozes no Caminho da História”, ensaio, (2015); “ Mineração, Pecuária, Agricultura no Noroeste de Minas”, ensaio (2016).

Oliveira Mello foi eleito para a Cadeira n.º 34 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Também, foi membro dos Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de São Paulo, da Comissão Mineira de Folclore, do Centro Folclórico de Piracicaba e das Academias Municipalista de Letras de Minas Gerais, Piracicabana de Letras e Patense de Letras. Foi ainda, oficial de Gabinete do Governador de Minas Gerais no Governo de Israel Pinheiro.

Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a homenagem!

 

E como não pode faltar as delicias da culinária paracatuense!

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados