O paracatuense Israel Vargas receberá a Medalha Henrique Morize

A Sociedade Brasileira de Ciências foi fundada em 3 de maio de 1916, por um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, sob a liderança do astrônomo Henrique Morize, seu primeiro presidente. Ela foi criada com o objetivo de reconhecer o mérito científico de grandes pesquisadores brasileiros e contribuir para a promoção do desenvolvimento da ciência e da educação. Em 1921, a Sociedade passou a chamar-se Academia Brasileira de Ciências (ABC), de acordo com o padrão internacional da época.

O Paracatuense e a homenagem

foto internet

A Medalha Henrique Morize foi criada em 2014 pela Academia Brasileira de Ciências com o propósito de homenagear indivíduos ou instituições que realizem ou tenham realizado contribuições expressivas para a ABC, bem como para o desenvolvimento da ciência brasileira. Os agraciados são selecionados pela Diretoria da ABC. Em 2023, o homenageado será  José Israel Vargas, paracatuense nasceu em 9 de janeiro de 1928, professor, acadêmico e químico brasileiro. Foi ministro de Minas e da Ciência durante os governos  Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Por Minas Gerais, foi secretário da Ciência durante o governo Aureliano Chaves.

Teve sua carreira dedicada ao estudo das consequências físico-químicas das transformações nucleares em sólidos, interações hiperfinas e planejamento e modelagem de sistemas energéticos.

O convite

No dia 28 de abril o senhor Israel Vargas recebeu oficio da Presidente Helena Bonciani Nader.

A biomédica Helena Bonciani Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em seus 106 anos de existência.

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados