O filme “Partilhar” e a cultura de Paracatu

Didi, paracatuense, músico e tabelião do cartório recebe homenagem especial do Ministério Público de Minas Gerais.

Que noite brilhante e emocionante (28/02), sede da Câmara Municipal de Paracatu. Como fechar um mês com tanta história, cultura e dedicação aos paracatuenses. O Ministério Público de Minas Gerais lançou o filme documentário “Partilhar”. O Projeto foi executado pelo Observatório de Comunicação Ambiental *(Lei.A) através do “Plataforma Semente” com recursos de compensação ambiental destinados à Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e a cerimônia contou com o apoio da Câmara Municipal de Paracatu.

Filme

O Filme Partilhar faz parte de um amplo programa desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais para democratizar o acesso das pessoas a documentos históricos referentes à escravidão na Comarca de Paracatu na segunda metade do século XIX.

“Partilhar” também é uma homenagem à história do músico e tabelião paracatuense, Adailton Silva, o Didi, titular do 1º Tabelionato de Notas de Paracatu. Nele Didi fala sobre passagens de sua carreira artística e também revela detalhes sobre o conteúdo de nove livros de registros salvaguardados por ele, que trazem informações pouco conhecidas e valorizadas da história da formação social e econômica da cidade ainda no século XIX, quando ainda existia a escravidão.

Objetivo

O objetivo do Projeto é contribuir para a preservação, conservação e difusão de informações que posam contribuir ainda mais para o estudo dessa passagem nefasta da história da humanidade que foi a escravidão.

 

Material digitalizado

Além de o filme “Partilhar” que foi exibido, a equipe do Lei.A digitalizou, catalogou e produziu um diagnóstico histórico-cientifico sobre os nove livros de registros referentes ao século XIX que estão salvaguardados por Didi no 1º Tabelionato de Notas de Paracatu.

O plenário da Câmara ficou lotado de parentes, amigos e companheiros de trabalho de uma longa trajetória e destaques no plenário os vereadores, Paulinho Transporte, Paulinho Ferreira, Donato Silva, Gislene Couto, Promotor de Justiça Paulo Campos, Promotor Coordenador Paulo Cesar, Promotor Thiago Carvalho, Promotora Thais Rabelo e o Delegado Douglas Magela.

Fizeram parte da mesa de cerimônia, a presidente da Câmara Municipal a vereadora Claudirene Rodrigues, a Promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Paracatu, Senhora Mariana Duarte Leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu, Senhor Igor Araújo Diniz, representante do Observatório de Comunicação Ambiental, Senhor Gustavo Nolasco, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Chefe de Divisão da Igualdade Racial Rosilene Bispo de Jesus e a grande atração da noite, o homenageado, o músico e tabelião Adailton Silva, Senhor Didi.

Atrações da noite

 

Execução dos hinos – Os Hinos Nacional e a Paracatu executada pelo Grupo Musical Enos Araújo.

Exibição do Hino com a letra, música, interpretação e fotografias do Senhor Didi acompanhado de Thiago Silva no piano. Nas palavras do acadêmico e hoje pastor Tarzan Leão: “O hino oficial de Paracatu volta os olhos para o passado, o de Didi, olha adiante, pro futuro.”

O representante do Observatório de Comunicação Ambiental Senhor Gustavo Nolasco falou sobre o Filme “Documentário Partilhar”.

A filha Moema homenageia o pai com o texto “O pai”.

Membros da mesa fazem a entrega do “Certificado Partilhar” em homenagem aos relevantes serviços prestados pelo Senhor Didi na produção e na salvaguarda dos registros pelo 1º Tabelionato de Notas de Paracatu.

“O Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A), o Ministério Público de Minas Gerais e a Câmara Municipal de Paracatu prestam homenagem ao Senhor Adailton Silva, Didi, pelos relevantes serviços prestados e disponibilizados na produção e na salvaguarda dos registros e de documentos históricos enquanto Titular do 1º Tabelionato de Notas de Paracatu. Paracatu, 28 de fevereiro de 2022.”

Poema apresentado por Ruth Brochado

Fotos das autoridades em momentos de seus pronunciamentos

Pronunciamento emocionante do homenageado Didi

Exibição do Filme Documentário “Partilhar”

*O Lei.A | Conhecimento e ação pelo meio ambiente é um observatório de leis, projetos de lei, temas e discussões ambientais criado a partir de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Apresentação do Didi e do Grupo Enos Araújo

 

Fotos do evento!

  

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados