Nova diretoria do Sind-UTEMG subsede Paracatu toma posse para a gestão 2023 – 2027

 Nova diretoria do Sind-UTEMG subsede Paracatu toma posse para a gestão 2023 – 2027

 Um importante passo na defesa da valorização dos trabalhadores da educação foi dado no município de Paracatu


Na noite de ontem terça-feira (16), a nova diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – Subsede Paracatu – realizou sua posse simbólica para a gestão 2023 – 2027.

Na ocasião, a professora mestra Maria Ângela, presidente da comissão eleitoral local e militante histórico do movimento docente regional, fez as honras da casa, explanando sobre a importância do sindicato na região e um pouco dos aspectos históricos. Já a coordenadora eleita da subsede Pacaratu, Rosa Maria Melo Avelar, apontou a necessidade da organização e da mobilização da categoria em nossa região, tanto na rede estadual quanto na rede municipal Paracatu.

 

Composição da Mesa

Maria Ângela, presidente da comissão eleitoral, Rosa Avelar coordenadora Subsede Paracatu, Vereadores Paulinho Ferreira, Denis Dantas e Vera Lemos, professor João Cardoso, professora Fátima Vasconcelos e o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas, o senhor Carlos Calazans.

Diretoria

A nova diretoria é composta por Rosa Maria Melo Avelar (coordenadora), Jaqueline Gonçalves Pinto, Jaci Maria, Flávio Alexandre Santos, Maria Perpetua dos Santos, Vitor Soares dos Santos, Glewton de Sá Guimarães,

Izabel do Carmo Alves Oliveira, Eugênio Simão de Melo, Paula Heloisa Campanha, Tânia Maria Machado Gontijo, Maria Aparecida da Silva e Maria Teresa Oliveira Cambronio.

 

Veja o trecho da fala da Coordenadora do Sind-Ute/Paracatu Senhora Rosa Maria Melo Avelar

“A UTE é fundada como entidade combativa, para fortalecer a categoria, reunindo não apenas professores, mas todos os profissionais do ensino. E surge desatrelada do Estado, sob o controle dos trabalhadores. Ainda no mesmo ano, é eleita a primeira diretoria e aprovado o estatuto da entidade, filia-se à CUT, e participa de sua fundação em 1983.

Em 1990, deixa de ser a União dos trabalhadores em educação para ser o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Tornando- se o maior sindicato do Estado de MG.

Vivemos nos últimos anos um período sombrio onde os trabalhadores de maneira geral perderam direitos, e na educação no estado de Minas Gerais não foi diferente. O governador Romeu Zema tira a cada dia nossos direitos garantidos e regulamentados em lei, ele não concorda, então judicializa. Fez isso com o reajuste do ano de 2022, e foi além, judicializou a ultimo reajuste que a categoria teve em 2016, alegando inconstitucionalidade da lei. Não paga o salário mínimo para os ASBs, quer excluir os aposentados da paridade. Judicializou a greve de 2022 e agora o sindute enfrenta uma execução por parte do estado. È a forma que ele encontra de calar a categoria.

Por tudo isso, somos contra o projeto empresarial do governador Zema, que visa a desumanização da educação desrespeitando os trabalhadores, tirando-lhes direitos e salários, com objetivo explicito de mercantilizar a educação, privatizando-a com o argumento de que é muito caro para o estado, manter uma educação de qualidade garantindo a estabilidade do seu quadro profissional através de concursos públicos e das devidas nomeações.

Vivemos no período da pandemia, momentos difíceis na educação e os professores estavam lá, se desdobrando, sem receber ajudas ou recursos necessários se dispuseram de seus celulares, internet, se aperfeiçoaram por conta própria para cumprirem da melhor maneira que podiam o dever de continuar ensinando mesmo em um momento tão adverso e inesperado com aquele.

Enfrentamos com coragem e com a união dos professores e demais servidores o projeto mãos dadas que o senhor governador do alto de sua arrogância acreditou que poderia fazer os professores engolir um projeto mal elaborado. Hoje, estado afora, centenas de servidores de municípios que aderiram já sofrem as consequências do projeto que visa apenas o interesse neoliberal do governador Zema. Tornamos símbolo de resistência, somos hoje referencia nacional para outras categorias.”

 

Ministério do Trabalho e Emprego de volta a Paracatu

Durante o evento o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas, o senhor Carlos Calazans, em sua fala parabenizou a nova diretoria do Sind-UTEMG, e também deu uma noticia importante para o município de Paracatu, que logo o Ministério do Trabalho terá a sua sede de volta a cidade, e que a sede poderá ser no antigo prédio do DNIT, falou que esteve visitando o prefeito Igor Santos em seu gabinete e conversaram para uma importante parceria.

História Sind-UTE/MG

 A trajetória do Sind-UTE/MG tem início com a criação da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE), em 1979, durante o primeiro Congresso dos Educadores de Minas Gerais. Resultado da luta de trabalhadores que se mobilizaram nas escolas por melhores condições de vida e trabalho, a UTE é fundada como entidade combativa, para fortalecer a categoria, reunindo não apenas professores, mas todos os profissionais do ensino. Aqui em Paracatu a UTE também tem uma história marcante que merece ser contada para ser conhecida pela classe. Estavam à frente da criação da UTE, em 1982, vários professores e demais categorias da educação. Podemos destacar a participação atuante do saudoso Professor Gesner, Professor José Antônio, Professor Silvano Avelar, Professora Romilda e da Professora Maria Ângela. Ao longo dos anos vários outros profissionais se destacaram. É outra história que também merece ser contada por outros profissionais como as Professoras Núbia André, Romilda e Professor João Cardoso. Em 1990, depois de enfrentar sucessivos governos e realizar sete greves, a luta e a mobilização da UTE apontam para a necessidade de unificar as entidades dos trabalhadores em educação de Minas Gerais. A UTE então se une à várias entidades de classe representativos de vários segmentos da educação durante um Congresso realizado entre os dias 15 a 18 de agosto, dando origem ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Posteriormente, o Sinpep/APPMG se retira do processo de unificação. O Sind-UTE/MG esteve presente nos principais acontecimentos da história recente do país: luta pela anistia aos presos políticos da ditadura militar, campanha por eleições livres e diretas em 1984, defesa dos direitos dos trabalhadores na Constituição de 1988 e movimento pelo impeachment de Collor. Promovendo conferências, congressos, plenárias, seminários e greves por melhores condições de vida e trabalho. Conquistando avanços e acreditando que só a luta política, consciente, crítica e organizada é capaz de garantir vitórias para a classe trabalhadora. A história continua sendo escrita graças à força e disposição dessa categoria, que sustenta financeira e politicamente o Sind-UTE/MG

     

 

Biografia dos componentes da nova diretoria

ROSA MARIA MELO AVELAR  -Licenciada em História pela FINOM; advogada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí- FACTU; pós-graduada em Direito processual civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí-FACTU e em Direito processual e argumentação jurídica pela PUC-MG. Atuou como professora nas faculdades UNIPAC em Vazante e FINOM Hoje professora aposentada pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, atua como advogada, terapeuta integrativa e consteladora sistêmica. Atual Coordenadora da subsede de Paracatu e reeleita para o próximo período de 2023 a 2027.

JAQUELINE GONÇALVES PINTO – Pós Graduada em supervisão, orientação, Gestão Superior e Neuropsicopedagogia Atua na área da educação há 15 anos e atualmente exerce a função de Especialista da Educação na Escola Neusa Pimentel Barbosa.

JACI MARIA – Possui Ensino Médio completo. Foi Diretor do sindicato e agora atua no ASB

FLÁVIO ALEXANDRE DOS SANTOS -Licenciatura em História. Bacharel em Direito. Foi bolsista do ProUni e bolsista do FIES Aprovado em concurso para auxiliar administrativo da prefeitura Aprovado em três concursos para professor efetivo do Estado e da cidade de Paracatu Foi conselheiro do Preserv por dois mandatos Participou da diretoria do SINDSPAR por dois mandatos Filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT

MARIA PERPÉTUA DE SOUZA -Mestra em Ciência da Educação – UFRN *Pós Graduada em História do Brasil- FIJ * Graduada em História- FINOM  Professora estadual aposentada.

VITOR SOARES DA SILVA- Graduado em Geografia (FINOM) e Pedagogia (Unimontes). Pós Graduado em Gestão Ambiental, Docência do Ensino Superior, Educação Especial e Inclusiva, Coordenação Pedagógica e Supervisão Pedagógica. Atua na Rede Estadual e Municipal como professor efetivo.

GLEWTON DE SÁ GUIMARÃES -Graduado em matemática pela UEMG, pós-graduação em matemática e ciências da terra pela FERLAGOS.

IZABEL DO CARMO ALVES OLIVEIRA – Graduação em Pedagogia -Faculdade de Filosofia de Passos -MG *Especialista em Mídias sociais e TGA e Políticas Públicas *Aposentada pela rede estadual.

EUGÊNIO SIMÃO DE MELO Graduado e Bacharel em filosofia pela PUC MG Pós-graduação em ciências políticas. Atua como professor na rede estadual.

PAULA HELOISA CAMPANHA – Graduada em matemática e Artes Visuais. Pós-graduada em Matemática. Atua na rede Municipal desde 2003. É professora na Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues e na Escola Estadual Affonso Roquette.

TÂNIA MARIA MACHADO GONTIJO – Graduada em: Ciências Biológicas – Faculdade Tecsoma Pós Graduada em Educação – IFTM Atua na Rede Estadual e Municipal como Professora.

MARÍA APARECIDA DA SILVA – Pedagoga. Graduada em Letras português/inglês. Pós-graduada em metodologia da língua portuguesa e psicopedagogia. Cursando o último semestre em biblioteconomia.

MARIA TERESA OLIVEIRA MELO CAMBRONIO – Graduada em Química, com habilitação em Física Licenciatura Plena em Arte Teatro, pós-graduada em Direito Educacional, Docência de Ensino Superior e Psicopedagogia Reeducativa. Curso de Formação Sindical e Políticas Públicas. Foi coordenadora da subsede do Sind Ute, em um mandato e membro da diretoria por mais 2 mandatos. No ano de 2019 foi eleita conselheira. Professora aposentada desde 2013. Atualmente ministra aulas de Física (Ensino Médio), na Escola Estadual Delano Brochado. Poetisa, dona das 39* cadeira na Academia de Letras do Noroeste de Minas.

fotos do evento:

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”. — Paulo Freire – Educação como prática da liberdade, 1999.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados