MPMG celebra parceria com município de Paracatu e Projeto Rondon para implantação do Programa Lixo e Cidadania

 MPMG celebra parceria com município de Paracatu e Projeto Rondon para implantação do Programa Lixo e Cidadania

Notícias – Inclusão e Mobilização Sociais

Publicado em 11/01/23 18:22
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) Noroeste e da 3ª Promotoria de Justiça Paracatu, celebrou com o município do Noroeste do estado e com representante do Projeto Rondon um termo de parceria para a execução do Programa Lixo e Cidadania.

Paracatu – lixo e cidadania 1.jpg

O programa prevê o desenvolvimento de ações articuladas voltadas para a efetivação dos direitos fundamentais dos catadores de materiais recicláveis no município de Paracatu, através da implementação do Fórum Lixo e Cidadania e da coleta seletiva com inclusão socioprodutiva desses agentes ambientais, da execução das políticas de gestão de resíduos, além de outros projetos sociais.

A coordenadora da Cimos Noroeste, promotora de Justiça Mariana Duarte Leão, destacou que “a reciclagem gera trabalho e renda para diversas pessoas, que além disso contribuem para a limpeza da cidade e preservação ambiental. Apesar disso, os catadores são discriminados e muitas vezes não tem os seus direitos reconhecidos”.

Paracatu – lixo e cidadania 2.jpg

Para realizar o diagnóstico das necessidades e desafios dos catadores, bem como auxiliar na educação socioambiental da população, Paracatu está recebendo pela primeira vez participantes do Projeto Rondon, iniciativa de extensão universitária e voluntariado de estudantes de todas as áreas de conhecimento acadêmico.

Fonte: https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/mpmg-celebra-parceria-com-municipio-de-paracatu-e-projeto-rondon-para-implantacao-do-programa-lixo-e-cidadania.shtml

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados