Motoristas de transportes de cargas em MG relatam desafios e orgulho na boleia em meio às estrada

Por trás do volante, há histórias inspiradoras de profissionais que contribuem para o desempenho da economia nacional
No dia 25 de julho é celebrado o Dia do Motorista, data que homenageia profissionais que movem o país pelas rodovias, superando longas jornadas, desafios estruturais e muitas vezes a distância de casa. Para o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), a data é um convite à valorização daqueles que garantem que insumos, alimentos e mercadorias circulem com segurança e eficiência por todo o Brasil.
Aos 57 anos, Júlio César dos Santos carrega no olhar e nas palavras o orgulho de quem passou décadas sobre quatro rodas. Há dois anos e quatro meses, ele integra o time da Transpeciais, especializada no transporte de cargas de grandes dimensões, onde atua como motorista de carreta. Transporta máquinas, peças, bobinas e chapas, e é responsável por levar insumos pesados a destinos por todo o país, do Rio de Janeiro a Santos (SP), de Minas Gerais ao Maranhão.
“Desde a infância, já me sentia comovido com a profissão”, conta. A inspiração veio de um tio motorista e de meu pai. “Eu cresci admirando aquela vida na estrada, o caminhão imponente, as viagens. Sempre soube que era isso que queria fazer”, relembra.
Começou a atuar como motorista em 1989, mas foi em 2000 que passou a viajar profissionalmente pelas estradas do Brasil. Nas viagens, a trilha sonora é essencial: “Gosto de música romântica. Vou ouvindo no Spotify, me distraio, relaxo, viajo na estrada e na música”, ressalta Santos. Ele acredita que isso ajuda a aliviar o estresse da rotina, que nem sempre é leve.
Como diz o ditado: “Tal pai, tal filho”, Sávio Gabriel Silva Santos, também segue os caminhos de seu progenitor e trabalha na Transpeciais. Com pouco mais de dois anos e meio de experiência como carreteiro, ele afirma com orgulho que encontrou na estrada não apenas um trabalho, mas um verdadeiro propósito. “Tenho muito orgulho do que faço. Foi uma escolha minha, e não me arrependo. Faço porque gosto, porque acredito que é possível fazer bem-feito, mesmo diante das dificuldades”, relata.
Formado em música, já atuou como violinista na Orquestra da Força Aérea Brasileira. O profissional equilibra a paixão pela estrada com o gosto pela arte. “A música me ajuda a manter a calma, aliviar o estresse”, conta.
Sávio relata que já passou mais de 15 dias fora de casa, e o maior desafio de sua profissão é a condição precária das estradas e os riscos à segurança pública. “Infelizmente, muitos trechos estão em péssimo estado. Isso não afeta só a gente. A estrada ruim encarece o frete, e esse custo chega no produto final. No fim, quem paga é a população”, afirma.
Já Luna Gabriela da Silveira, 36, representa a força feminina por trás da boleia. Motorista profissional de carreta na Lenarge Transportes, onde completa três anos de casa em outubro, tem uma trajetória marcada por coragem, desafios vencidos e inspiração familiar.
Luna explica que começou a dirigir aos 18, mas foi a Lenarge que deu a ela a chance de ingressar no transporte de cargas pesadas, mesmo sem experiência. Hoje, ela dirige um caminhão LS, especializado no transporte de minério, areia e pedra. Seus trajetos são concentrados em Minas Gerais. Ela percorre cidades como Ouro Preto, Mariana, Caeté, Sarzedo e Barão de Cocais.
Casada há 17 anos, Luna conta com o apoio incondicional do marido, que também atua no setor de mineração. “Ele sempre diz que sou uma guerreira. Se orgulha da minha trajetória e dos objetivos que venho alcançando.”
Apesar da realização pessoal, Luna não esconde os desafios. Ser mulher no volante de uma carreta ainda exige resistência e firmeza. “Infelizmente, o machismo ainda existe. É revoltante, mas sigo firme. Aqui na Lenarge, felizmente, há muito respeito. A empresa é acolhedora e os colegas sempre ajudam. A cultura aqui é de união.”
Setcemg
Em parceria com o SEST SENAT, o Sindicato dos Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) tem intensificado ações permanentes de capacitação e valorização dos motoristas. Entre os destaques está a formação técnica por meio de treinamentos que contemplam conteúdos sobre direção defensiva, cuidados com a saúde no trabalho, atualização sobre as normas de segurança e educação para o trânsito, promovendo condutores mais conscientes, preparados e atentos aos desafios das rodovias.
Para o presidente do Setcemg, Antonio Luis da Silva Junior, ao investir no aperfeiçoamento desses profissionais, o setor não só fortalece a segurança viária, mas também valoriza quem move a economia brasileira sobre rodas.
Ivana Andrade
Assessora de imprensa
Comentários