Maio Amarelo: Prefeitura de Paracatu lança campanha para reduzir acidentes de trânsito

Campanha Maio Amarelo quer conscientizar motoristas e pedestres: “Juntos salvamos vidas”

 

A prefeitura M. de Paracatu através da Secretaria Municipal de Transporte nesta quarta-feira (4) lançou a campanha “Maio Amarelo”, com o tema “Junto salvamos vidas”. É o nono ano em que o movimento, que dura todo o mês, busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a prevenção de acidentes que acontece no Brasil. Em 2022, a iniciativa é marcada pela volta das ações práticas nas ruas, após dois anos de pandemia.

A solenidade de abertura do Maio Amarelo contou com a participação do prefeito Igor Santos, do presidente da Câmara Municipal o vereador Manoel Alves, Secretário Municipal de Transportes Gabriel Gaudino, Delegado de Policia Civil de Paracatu Dr. Douglas Magela, representante da Policia Rodoviária Federal Leno, Superintende de Segurança Pública e Defesa Civil Willian Amorim e representante do Corpo de Bombeiros Jaqueline Guimarães.

O Secretário Municipal de Transportes Gabriel Gaudino, ressaltou as ações que serão desenvolvidas pela instituição. “Durante o mês de maio, vamos voltar todas as atenções para ações educativas e preventivas aos acidentes de trânsito, vamos fazer atividades educativas, atividades para que possamos conscientizar as pessoas e evitar os acidentes de trânsito”, disse.

Igor Santos destaca importância do Maio Amarelo para prevenir acidentes de trânsito. Ações preventivas são essenciais no cuidado da cidade. Tudo que é feito com planejamento para a prevenção traz mais resultados. “Temos muito a discutir, a orientar e o envolvimento de todos é muito importante”.

Palestra

Após as apresentações e discursos sobre o Maio Amarelo, houve uma palestra com o Dr. Douglas Magela, que apresentou dados sobre a quantidade de acidentes em Paracatu no ano de 2021 e 2022. Chega a quase 300 acidentes por ano em uma cidade com quase 100 mil habitantes e também falou sobre dados a nível nacional.     Conforme o Observatório Viário no Brasil teve 11.746 mil mortes no trânsito em 2021. O alto índice de acidentes graves e fatais no Brasil tem como causa principal as falhas humanas.

O número de lesões corporais no trânsito e número de mortes no trânsito. “Infelizmente, temos um índice elevado de mortes no trânsito. O trânsito mata e mata muito. Importante envolver a sociedade, de modo geral, para que possam participar desta campanha, juntamente com os órgãos públicos e a iniciativa privada para que nós, através da educação, da conscientização, possamos reduzir os índices alarmantes e tristes, porque são milhões de pessoas que morrem no trânsito e milhões de famílias que perdem um ente querido para um acidente de trânsito comum”, disse Douglas

A Ação para Segurança no Trânsito entre 2021 e 2030 tem como meta a melhoria da segurança viária, a redução dos casos de excesso de velocidade, o uso de equipamentos de segurança obrigatórios, a conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas e de celular ao volante.

 Campanha Maio Amarelo

Conforme já acontece há 9 anos,  o movimento Maio Amarelo é uma campanha de conscientização da sociedade que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Maio Amarelo

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. As ações foram prorrogadas por mais uma década, fixando o período 2021 – 2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito; e o Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito.

Foram 2 anos de  pandemia mundial,  daí podemos entender como são importantes os encontros para que a disseminação dos conceitos de segurança no trânsito possa definitivamente, se instalar na sociedade, de forma a virar hábito e não uma coisa forçada. Esse lance de  “olhar no olho”  é fundamental  para o nosso interlocutor para convencê-lo que, o que ele faz hoje traz risco graves e pode ter consequências para o resto da vida. O Maio Amarelo volta para a rua em 2022.

Faça a sua parte, dirija com cuidado, tenha muita atenção, se beber, não dirija e se está dirigindo não use o celular!

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados