Leilões de apoio ao escoamento de arroz são marcados para o próximo dia 5 de maio

 Leilões de apoio ao escoamento de arroz são marcados para o próximo dia 5 de maio

Conab irá ofertar apoio ao escoamento de 350,75 mil toneladas de arroz da safra 2025/26 por meio de Pepro. A medida é voltada para os produtores de Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

No próximo dia 5 de maio, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza a primeira ação de apoio ao escoamento de arroz da safra 2025/26, a partir da realização do leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). A operação está marcada para iniciar a partir das 9h e acontece por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da própria Companhia (Siscoe). Os avisos com as regras para participar dos pregões foram divulgados na tarde desta sexta-feira (24).

A Companhia irá ofertar 350,75 mil toneladas de apoio ao escoamento de arroz por meio de Pepro para os agricultores e agricultoras dos estados de Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. O maior volume será destinado aos produtores gaúchos, com o apoio ao escoamento de cerca de 302,45 mil toneladas do grão, o que representa 86,2% do volume total. Para Santa Catarina serão destinadas 31,5 mil toneladas, enquanto que para Sergipe o volume será de 8,91 mil toneladas e outras 7,92 mil toneladas reservadas para os produtores de Alagoas.

Na primeira operação será ofertado 30% do volume total exclusivamente à participação da agricultura familiar, bem como para suas cooperativas, conforme as diretrizes do Aviso nº 17/2026. Assim, serão destinados especificamente aos agricultores e agricultoras familiares apoio de 105,23 mil toneladas de arroz, sendo 90,73 mil toneladas para o Rio Grande do Sul; 9,45 mil para os pequenos produtores catarinenses; 2,67 mil toneladas para a agricultura familiar de Sergipe e outras 2,37 mil toneladas para Alagoas.

Logo em seguida, a Conab inicia o pregão de Pepro no Aviso nº 15/2026 em caráter de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores, cooperativas, inclusive agricultores familiares, poderão participar. Para receber o prêmio, o produtor ou cooperativa deverá comprovar a produção, a venda do produto para indústria de beneficiamento ou comerciante e o escoamento para uma localidade diferente de onde ocorre o plantio do produto.

Podem participar nos leilões produtores rurais independentes ou cooperativas. Os interessados deverão estar inscritos na Bolsa de Mercadorias pela qual pretendem atuar e em situação regular perante o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab, além de possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), como também perante o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), entre outras exigências previstas nos editais.

A ação foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 38/2026, assinada pelos Ministérios da Fazenda (MF), do Planejamento e Orçamento (MPO), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O documento, publicado no Diário Oficial da União no final de março, define um volume total de recursos de até R$ 70 milhões para as operações.

Os leilões públicos a serem realizados pela Conab no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), são importantes ferramentas para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.

Mais informações podem ser obtidas na íntegra dos Avisos Pepro nº 15/2026 e nº 17/2026.

Serviço:
Leilão de Pepro exclusivo para agricultura familiar
Aviso Pepro nº 17/2026
Data: terça-feira, 5 de maio
Horário: a partir de 9h

Leilão de Pepro (ampla concorrência)
Aviso Pepro nº 15/2026
Data: terça-feira, 5 de maio
Horário: após encerramento do Aviso nº 17/2026

https://www.gov.br/conab/pt-br/assuntos/noticias/leiloes-de-apoio-ao-escoamento-de-arroz-sao-marcados-para-o-proximo-dia-5-de-maio

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados