Kinross retoma Integrar na Comunidade

Com melhoria dos indicadores relacionados à Covid-19 e avanço da vacinação em Paracatu, a Kinross está retomando gradativamente o Integrar Comunidade, iniciativa que investe em projetos definidos e implementados por associações de moradores dos bairros vizinhos às suas operações.  As atividades já estão acontecendo, desde outubro, em quatro comunidades, seguindo os protocolos de segurança como uso de máscara e álcool em gel.

As associações identificam as necessidades locais, formatam as demandas em projeto e negociam com a Kinross o apoio por meio do Integrar Comunidade. O protagonismo é todo das comunidades – da definição das demandas à gestão dos projetos. A ideia é dar autonomia às associações para que executem ações que considerem importantes em seus bairros e que de alguma forma possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local ou mesmo para o desenvolvimento a longo prazo.

A comunidade Santa Rita identificou a necessidade de construir galinheiros para aumentar a rentabilidade das famílias que produzem frango caipira. O contrato assinado no início de novembro prevê a construção de 35 galinheiros de oito metros quadrados cada. Priscila Sena Alves, líder comunitária da comunidade rural, diz que a produção vai ficar mais organizada e mais rentável.  “A expectativa é que aumente a renda. Com o galinheiro, diminui bastante o tempo que a gente precisa esperar para revender”, diz ela.

Outra necessidade verificada neste ano foi a de oferecer a alunos(as) do ensino fundamental de parte dos bairros reforço escolar em matemática e português. Por causa do ensino à distância, em função da pandemia, alguns alunos(as) tiveram dificuldade no acompanhamento das disciplinas. Aulas de reforço estão sendo dadas desde outubro em bairros como Alto da Colina, Bela Vista II e São Domingos. Nos três bairros também acontecem oficinas artísticas nas quais crianças e jovens aprendem técnicas de pintura. Como trabalho final os participantes das oficinas fazem intervenções nas quadras onde acontecem as atividades do Integrar.

Em São Domingos, tradicional comunidade quilombola de Paracatu, acontecem ainda atividades como oficinas de pintura, ginástica e aulas de balé. Em Amoreiras II, há aulas de ginástica, funcional e jogos de tabuleiro. As atividades são voltadas para jovens e adultos (as). Na comunidade Lagoa, o projeto está sendo elaborado, em parceria com a prefeitura, e prevê a construção da associação local.

Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, ressalta a importância do Integrar Comunidade para o relacionamento com os bairros vizinhos, pois contribui para a promoção da autonomia das associações, na medida em elas identificam e fazem a gestão dos projetos nas comunidades. “É uma forma de reforçar o diálogo e contribuir para o desenvolvimento social dos bairros vizinhos”, diz ela.

Plataforma de investimento da Kinross, o Programa Integrar, que completa dez anos em 2021, já investiu cerca de R$ 30 milhões em projetos nos eixos Educação, Cultura, Geração de Trabalho e Renda e Educação Ambiental.

foto de arquivo

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados