Kinross integra movimento de inclusão das mulheres na mineração

Empresa assinará carta de compromisso pela diversidade no setor da indústria nacional no próximo dia 8 de setembro

A Kinross Brasil Mineração vai se tornar uma das signatárias da carta de compromisso para inclusão das mulheres na mineração. A iniciativa é comandada pelo movimento Women In Mining Brasil (WIM Brasil) e apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Consolidado no início de 2019, o WIM Brasil é voltado para o fortalecimento da participação das mulheres no setor mineral.

O compromisso será assinado pelo presidente Gilberto Azevedo, no próximo dia 8 de setembro, durante o lançamento da versão em inglês do Plano de Ação do movimento. Este evento será realizado, online, como parte do Festival da Semana Brasileira organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).

De acordo com dados de 2019 da Secretaria de Trabalho do Governo Federal, do Ministério da Economia e do Ibram, as mulheres representam 44% da força de trabalho na indústria nacional, sendo apenas 13% no setor minerário. Desse modo, seguindo o compromisso de promover um ambiente de diversidade e respeito, a Kinross seguirá um Plano de Ação elaborado pelo próprio Ibram e pelo WIM Brasil. O planejamento consiste em uma metodologia estratégica para auxílio à indústria nacional para execução de ações relevantes para a inclusão ativa de mais mulheres em todos os níveis e espaços de trabalho, especialmente nos cargos de liderança.

Gilberto Azevedo, presidente da Kinross Brasil Mineração, ressalta a importância da adesão ao movimento para promover ações concretas de inclusão e diversidade. “Este compromisso é de suma importância para a Kinross ao estabelecermos diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de um ambiente que seja realmente inclusivo. Além de beneficiar as mulheres, isso fortalece a empresa e gera uma base de talentos diversificada. Por isso, acreditamos que esse é um importante caminho para a indústria continuar inovando e gerando ganhos, não só para as organizações, mas para toda a comunidade”, afirma.

Saiba mais sobre a atuação da Kinross no Código de Conduta da empresa e confira o seu compromisso com a igualdade, a inclusão e a diversidade por meio dos valores e compromissos com as pessoas.

Sobre o WIM Brasil

O Women in Mining Brasil é um movimento que tem como objetivo ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor da indústria mineral brasileira. Também chamado de WIM Brasil, ele surgiu da necessidade de se criar uma estrutura ativa na qual o comprometimento com a inclusão de gênero seja pauta constante dentro do setor e a visão de futuro seja direcionada de forma responsável e inclusiva.

A proposta do movimento é construir um novo olhar para o setor mineral brasileiro, um olhar de respeito às mulheres em todos os níveis da organização e em todas áreas de atuação, de estímulo aos ambientes de trabalho inclusivos e diversos, e de incentivo à participação das mulheres como detentoras de expertise técnica, excelência operacional e espírito inovador.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados