Kinross implanta nova tecnologia em proteção acústica na mina

 Kinross implanta nova tecnologia em proteção acústica na mina

A obra tem previsão de ser concluída em abril deste ano

Em linha com o seu compromisso com as comunidades locais, a Kinross está construindo uma proteção acústica com o objetivo de amenizar eventuais ruídos da operação da mina de ouro em Paracatu (MG) e ampliar a segurança no acesso à área operacional. As comunidades no entorno do empreendimento participaram ativamente do processo no qual puderam opinar e acompanhar a finalização do projeto.

Esta tecnologia, já utilizada em obras de engenharia ao redor do mundo, será composta pela fundação, sustentação e painéis de fechamento acústico. Os painéis possuem duas chapas de aço, com preenchimento interno de lã mineral. A face interna, voltada para a empresa, será revestida com painéis metálicos perfurados que combinado com lã mineral de densidade adequada será capaz de reter e absorver o som em suas diversas frequências. Falando em dimensões, o sistema terá 770 metros de extensão e até 15 metros de altura.

Para a execução do projeto foram realizados estudos sonoros em vários pontos da mina, considerando diferentes atividades, condições climáticas e horários de operação. Também foram realizadas apresentações do projeto aos moradores da comunidade no entorno da obra, garantindo total transparência das ações da empresa.

Como parte do projeto e atendendo a uma solicitação da própria comunidade, serão ainda construídos muros de alvenaria na divisa entre a empresa e as propriedades localizadas na faixa na divisa com a obra da barreira acústica, como forma de garantir a manutenção da segurança desses moradores. Entre a proteção acústica e os muros das casas será realizado um adensamento vegetal, utilizando espécies nativas do cerrado.

«Com o avanço da lavra para áreas previamente licenciadas, vimos a necessidade de investir nessa nova tecnologia, que se soma a outras iniciativas de controles operacionais já realizadas pela Kinross, promovendo segurança operacional e garantindo o bem-estar da população no entorno do empreendimento», comenta Alexandre Matos, gerente Sênior de Meio Ambiente da Kinross. 

A construção da proteção acústica está sob responsabilidade de duas empresas contratadas, empregando cerca de 100 pessoas do município. A previsão de conclusão da obra é abril deste ano.

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados