Instituto Votorantim reforça apoio a Paracatu no combate à Covid-19

Doações e iniciativas a gestão municipal seguem em 2021

 

Diante do aumento de casos do novo coronavírus no município de Paracatu e do decreto nº 5.903 publicado pela Prefeitura Municipal de Paracatu, que implementou medidas mais restritivas na cidade, as empresas da Votorantim, incluindo a Nexa, via Instituto Votorantim, se uniram para apoiar o combate à disseminação da COVID -19 e seus efeitos nos munícipios brasileiros, entre eles Paracatu.

 Neste ano, a cidade de Paracatu e região estão recebendo novos insumos, EPIs e equipamentos médicos que são utilizados na triagem e no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Entre eles, estão monitores multiparâmetro, carros de emergência, cardioversor/desfibrilador, camas, cadeiras de roda, mesas hospitalares, macas de transporte hospitalar, máscaras, luvas, aventais, álcool em gel, entre outros.

Além das doações de equipamentos e insumos há a continuidade de iniciativas e medidas como o Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), que visa dar suporte técnico e orientação à gestão do município, bem como serviços de consultorias especialistas para adequação e reforço de fluxos e protocolos da Covid-19, treinamento prático de pacientes em estado crítico e apoio à saúde mental dos profissionais de saúde.

Medidas adotadas pela Nexa

Por fornecer insumos para as indústrias de saúde, agricultura, energia, infraestrutura, alimentação, entre outras, a mineração foi identificada como atividade essencial pelo governo federal, pelo Estado de Minas Gerias e pelo município de Paracatu (MG). Desde o início da pandemia, a empresa adotou protocolos rígidos para identificação e enfrentamento aos casos de Covid-19 em suas operações. Com o objetivo de minimizar a dispersão da Covid-19, a Nexa  neste período de lockdown tomou medidas adicionais, reduziu ainda mais o número de pessoas em sua unidade e está com o mínimo operacional necessário. A Unidade também deu início à busca ativa de casos assintomáticos, com testagem semanal de todas as pessoas que acessarem a unidade, por meio de testes rápidos de antígeno e sorológico em 100% do seu efetivo e de empresas parcerias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a testagem é uma medida indicada e é reconhecida por ser eficiente no enfrentamento à Covid-19. “Essa é uma medida importante de prevenção à disseminação do novo coronavírus em que, quanto mais cedo for confirmado um caso positivo, mais rápido é possível agir com os protocolos de saúde, que incluem o isolamento e acompanhamento médico”, comenta Gurgel.

A pandemia ainda não acabou

Nesse momento é preciso reforçar a importância de práticas fundamentais para prevenir a disseminação do coronavírus, como higienizar as mãos frequentemente com água e sabão, utilizar álcool em gel 70%, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Além disso, é fundamental o uso das máscaras, já que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde apontam que esta é uma importante medida para prevenção contra a doença, pois comprovadamente reduz a transmissão do vírus.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados