Instituto do Teatro Brasileiro abre em Paracatu vagas de formação de produtores e técnicos culturais

 Instituto do Teatro Brasileiro abre em Paracatu vagas de formação de produtores e técnicos culturais

Programa oferece gratuitamente formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para formados no ensino médio acima de 18 anos. Inscrições vão até 18 de maio.

Uma ótima notícia para a produção cultural de Paracatu. É que acaba de chegar o programa de formação de produtores e técnicos culturais PTAC (Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas). O projeto, desenvolvido pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) oferece quatro formações: Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural. As inscrições gratuitas estão abertas até 18 de maio e podem ser feitas pelo site www.itb.art.br. A Kinross é patrocinadora do programa via Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com Prefeitura Municipal de Paracatu por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

Os cursos são divididos em 4 módulos, com duração total de 96 horas. No total, são 80 vagas disponíveis, sendo 20 por especialização. O curso prevê 40 horas de estágio supervisionado, quando o aluno vai para o mercado de trabalho. Nesta etapa, ele vai contar com uma consultoria conjunta entre o orientador do ITB e o empregador. A equipe de instrutores é formada por Alan Pereira Aragão (curso de Técnico de Som), Carlos Alberto Alves da Silva (curso de Técnica de Palco), Maria Hermínia Rodrigues de Sousa (curso de Produção Cultural) e Marcelo Imanishi (curso de Técnico de Luz).

 

Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos. O projeto pretende atrair, principalmente, jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além da possibilidade de obter o registro profissional.

As aulas estão previstas para iniciar em 6 de junho e vão até agosto de 2023. Os cursos serão ministrados de forma híbrida, tanto em uma plataforma online quanto presencialmente, com práticas em equipamentos das instituições parceiras da cidade. Algumas aulas serão simultâneas com a participação de alunos do projeto de outras cidades, o que vai promover o intercâmbio de aprendizado e a vivência entre os alunos. Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão de curso do ITB, o que permite retirar o registro profissional.

O coordenador pedagógico do projeto, Gabriel Fontes Paiva, celebra os resultados obtidos nas experiências do projeto em outras cidades. “Foi muito emocionante ver que o programa fez muita diferença na vida dos alunos. Muitos já se formaram trabalhando na área. Outra coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que o programa é feito para cada cidade em que acontece, valorizando a cultura local”, conta.

Já a gerente de Comunicação e Relações Comunitárias da Kinross, Luana Gomes, destaca a importância do projeto para Paracatu. “É uma importante oportunidade de capacitação para a mão de obra local atuar na cultura e nas artes de Paracatu, uma vocação da cidade”, afirma. “E como parte da comunidade, temos o dever de incentivar esta inciativa”, complementa.

Origem

O programa surgiu a partir de uma percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em um mercado de trabalho que possui boa capacidade de absorção de mão de obra. O curso, que conta com uma oferta total de mais de 500 vagas, vai acontecer simultaneamente em cidades de cinco estados brasileiros.

Segundo o coordenador pedagógico André Prado “o objetivo do programa PTAC é criar pontes entre as várias formas do fazer teatral em nosso país através de professores convidados e profissionais de excelência das diversas regiões do Brasil. Com eles, e a cada aula, percebemos o quanto somos parecidos mesmo sendo diferentes, pois, o que fazemos, tem um ponto comum em qualquer lugar do mundo: A essência do trabalho em grupo.”

Serviço:

PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas

Turmas para Paracatu (MG)

Inscrições: de 1º a 18 de maio, realizadas pelo site www.itb.art.br

Divulgação dos selecionados: 2 de junho.

Aulas: de 6 de junho até o final de agosto de 2023.

Número de vagas: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz.

Siga o ITB no Instagram: @instituto.itb

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados