Instituto Brasil Solidário e Newave Energia levam formação gratuita de Leitura e Primeira Infância para Arinos (MG)

 Instituto Brasil Solidário e Newave Energia levam formação gratuita de Leitura e Primeira Infância para Arinos (MG)

“A iniciativa, oferece ainda formações EaD com inscrições para todo o estado. Em Arinos, além da oficina presencial, serão doados 1.000 livros para os projetos de leitura”

Construindo pontes de valorização da arte, cultura e incentivo à leitura de forma integrada e interdisciplinar dentro da rede pública de ensino, o Instituto Brasil Solidário, está com inscrições abertas para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.

A proposta, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, abre oportunidade para as capacitações que são ofertadas de forma gratuita aos educadores de escolas públicas em todo o estado de Minas Gerais, incluindo acesso a todo o conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Atualmente, os projetos do IBS já atendem os 26 estados do país, beneficiando mais de 1 milhão de alunos da rede pública. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://zfrmz.com/E4WeAfopsTdcBZM0INjq

Jornada Literária em Arinos (MG)

Nos próximos dias 01 e 02 de fevereiro, o Instituto Brasil Solidário participa da jornada pedagógica em Arinos (MG), levando uma programação intensa de oficinas práticas de Mediação de Leitura e Literatura na Primeira Infância para os educadores do município. As atividades chegam ao município a partir da parceria do IBS com a Newave, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.

As formações serão realizadas no auditório do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, contando com o apoio da Secretaria de Educação do município na mobilização e no fomento das atividades. Além das oficinas, serão doados 1.000 livros, incluindo kits literários com prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários. A semana de capacitação faz parte da primeira etapa da programação do projeto, que já tem novos calendários de oficinas práticas previstos para serem fomentadas ainda este ano, com vagas para os alunos e educadores da rede pública.

“O projeto envolve várias etapas de mobilização, capacitação e suporte aos educadores para fortalecerem as propostas de arte, cultura e incentivo à leitura no currículo escolar. Essa programação é o primeiro passo das ações presenciais que ainda tem muitas oficinas para serem realizadas, com várias práticas que podem ser replicadas em toda a rede”, destacou o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

·         OFICINA DE INCENTIVO À LEITURA

Incentivo à Leitura PDE/IBS – Apresentação conceitual do acervo literário e da formação continuada dos mediadores de leitura IBS/cursos na modalidade EaD, seguido por atividades práticas, com a orientação e acompanhamento inicial da catalogação do acervo.

Formação do Leitor – Apresentação da leitura em suas diferentes vertentes como práticas sociais de inserção no mundo por meio da mediação para a formação de leitores, com reflexão sobre a formação do leitor (como uma ação educativa e não de gerar formas ou moldes) e sobre as práticas dialógicas do ato de ler, do leitor como elemento principal dessa prática pedagógica.

·         OFICINA LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Introdução à Leitura na Primeira Infância – Discussão e reflexão sobre Leitura e literatura na primeira infância; O papel do mediador – leitura e contação com intenção marcada; Segredos das narrativas e atividade prática com contação de história.

Mediação da Leitura – Exercício de narrativa poética – Leitura de história com canção de anunciação e despedida, além da apresentação de canções para anunciação e despedida. Exploração do Acervo literário IBS, apresentação dos projetos de leitura IBS. Atividade prática para confecção de ferramenta para a mediação.

SERVIÇO

  • Jornada Literária em Arinos (MG)

Data: Dias 01 a 02 de fevereiro

Horário: De 08h às 17h

Local: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG (Rodovia MG 202, km 392, sub trecho: Arinos / Entroncamento de Uruana de Minas, Zona Rural)

Sobre a Newave Energia

A Newave Energia é uma empresa dedicada a fornecer energia renovável competitiva, desde a construção e operação de usinas até a comercialização, destacando-se por compromisso com tecnologia, inteligência, governança e gestão de riscos. Sua abordagem visa proporcionar segurança e transparência aos clientes, oferecendo a possibilidade de economia de 20 a 40%. Além disso, a empresa está construindo o Projeto Arinos-MG, uma iniciativa de grande escala em energia fotovoltaica que visa acelerar a transição energética no Brasil, evitando 74 mil toneladas de CO2, empregando mais de 1.200 pessoas e impactando positivamente mais de 2.000 arinenses por meio do projeto social Energia para o Futuro, focado em escolas municipais.

O Projeto Arinos-MG representa um passo significativo em direção a um futuro mais limpo e sustentável para o Brasil, consolidando a Newave Energia como uma força vital na transição para fontes de energia renovável e no desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados