Informativo tem por objetivo divulgar, de maneira unificada, ações, cursos, eventos e projetos do IFTM

O IFTM Integrador é um informativo anual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) que visa divulgar ações, cursos, eventos e projetos que foram desenvolvidos em todos os setores e unidades da reitoria e dos campi no decorrer do ano anterior. E, assim, oportunizar a disseminação do conhecimento tanto para a comunidade interna quanto para a externa, conquistando sua confiança e fortalecimento da identidade para apoios e parcerias, além de garantir a transparência do papel do IFTM com linguagem aproximativa com a sociedade da qual faz parte.

Para a reitora do IFTM, Deborah Santesso, a missão do IFTM junto à comunidade se reflete nas ações e projetos apresentados no informativo e, ainda, destaca a manutenção dos objetivos institucionais, mesmo durante a pandemia. “Iniciamos nossa gestão em janeiro de 2020 com a perspectiva de propor um projeto de gestão que implante e qualifique o diálogo com os diversos segmentos da sociedade, pautado na excelência e diversidade acadêmica. Em março de 2020, surge a pandemia, que nos desafia a propor metodologias diferentes e a manter nosso papel enquanto instituição pública de ensino para nossa comunidade. Os resultados das ações e projetos presentes no IFTM Integrador são o reflexo do diálogo, união e trabalho em equipe. Parabenizo servidores, estudantes, terceirizados e toda comunidade externa por cumprir a missão acadêmica e social da nossa instituição em um ano que jamais esqueceremos. Agradecemos os parlamentares da bancada mineira pela destinação de recursos de emenda e reconhecimento do trabalho do IFTM junto à sociedade. ”

Essa primeira edição, portanto, vem marcada por um ano ímpar na história da humanidade, que fez com que o Instituto buscasse maneiras de continuar atendendo seus públicos de forma a diminuir ao máximo possíveis prejuízos. Professores, estudantes e servidores aprenderam a lidar com plataformas as quais mal sabiam que existiam. E, assim, de forma remota, foram realizadas inúmeras atividades acadêmicas e institucionais, ressignificando o processo de ensino-aprendizagem da instituição.

O diretor de Comunicação Social e Eventos do IFTM, Jacson Ferreira, ressalta a importância do IFTM Integrador como canal de comunicação com a sociedade. “O IFTM oferta diversos serviços para a comunidade. Temos o desafio de informar as atividades desenvolvidas na instituição e apresentar o quanto podemos contribuir com as regiões em que estamos localizados. O informativo se soma aos outros canais de comunicação existentes na instituição e permite mantermos atualizada nossa memória institucional. ”

Algumas atividades realizadas em 2020 e que fazem parte do informativo, foram: 1ª edição do Reitoria Itinerante, que promoveu conversa entre a equipe gestora e estudantes e servidores de todos os campi do IFTM; atividades ligadas à saúde e bem-estar, como o projeto Proteger-se e o IFTM com Você; auxílio estudantil para continuidade dos estudos remotos com bolsas para compra de equipamentos (computadores, tablets ou celulares) e contratação de pacotes de dados móveis; treinamentos e palestras para servidores; realização do I Seminário de Educação Inclusiva do IFTM e do I Seminário Indígena e Afro-brasileiro; desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino em todos os campi; registro de softwares e patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); credenciado para atuar como Polo de Inovação da EMBRAPII.

Sobre essas ações e muitas outras, você poderá ler no IFTM Integrador.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados