Grande espetáculo com Grupo Galpão em Paracatu

 Grande espetáculo com Grupo Galpão em Paracatu

Pela primeira vez em Paracatu o Grupo Galpão de BH, encantou os paracatuenses com o espetáculo “De Tempo Somos”

Um verdadeiro espetáculo aconteceu na noite de ontem, (9) no Largo da Jaqueira em nossa cidade.  Uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão, que comemora seus 40 anos, ganha as ruas, espaços culturais e praças de cidades mineiras com “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, espetáculo que estreou em 2014 e é apresentado como um sarau de músicas e poesias, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. O projeto reúne 25 canções do repertório do Grupo, além de apresentar textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. No dia 7 de setembro, Unaí recebeu a companhia teatral, e hoje dia 10 de setembro, os artistas encantarão o público de João Pinheiro, às 19h30, na Praça Luzia Mendes Romero (Praça Redonda). No dia 20 de setembro, o Grupo Galpão chega a Corinto, na Praça da Bandeira, às 20h. No dia 21 de setembro, Curvelo recebe o espetáculo, na Praça da Estação, às 19h30. Dia 23 de setembro será a vez de Cordisburgo, em frente ao Museu Casa de Guimarães, às 19h. A turnê Sertão de Minas se encerra na cidade de Sete Lagoas, no dia 24 de setembro, às 19h, na Praça da Feirinha. Todas as apresentações são gratuitas.

O Largo da Jaqueira ficou iluminado e um público que dividiu entre adultos e crianças, que dançaram e aplaudiram o grande espetáculo!

Uma celebração do Grupo Galpão com a música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops –, além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. O sarau, cuja estreia aconteceu em 2014, lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.

Patrocínio

A turnê do Grupo Galpão em Minas Gerais conta com o patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultural e apoio cultural das prefeituras municipais em Paracatu contou também com o apoio de Mania de Circo.

 

Sobre o Grupo Galpão

 

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa, e com raízes profundamente populares – ligada à tradição do teatro popular e de rua. Com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Há 41 anos, o Grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e investigação de linguagens, com montagem de peças com grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham e trabalharam com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios integrantes, que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados