Governo de Minas reforça parceria com Montes Claros para desenvolver o setor agropecuário

Convênio de assistência técnica e extensão rural foi renovado entre Emater-MG e município durante a Expomonte
O Governo de Minas renovou, nesta quinta-feira (3/7), um convênio para assistência técnica e extensão rural com o município de Montes Claros, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), para os próximos quatro anos.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, acompanhou a assinatura de renovação da parceria com a cidade do Norte do estado, durante a 51ª edição da Expomontes, uma feira de negócios que envolve leilões, shows, torneio leiteiro, exposição de equipamentos, além de bares e restaurantes.
O município também lançou nesta quinta-feira um programa com a mesma natureza, o Programa de Assistência Técnica, Extensão e Desenvolvimento Rural Ministro Allyson Paolinelli, engenheiro agrônomo e político que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura brasileira. A iniciativa vai contemplar mais de 2 mil famílias de produtores rurais, trabalho que será coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Montes Claros.
“Projetos de extensão como este têm um poder de transformação gigantesco e fico feliz de ver que conseguimos fazer parcerias com as prefeituras para sermos parte da solução”, afirmou Mateus Simões, que elogiou a capilaridade da Emater-MG no estado, chegando a mais de 830 municípios e permitindo desenvolver ainda mais um segmento em expansão na economia mineira.
A exportação do agro registrou o valor de US$ 17,1 bilhões em 2024, performance que se manteve no primeiro bimestre deste ano, representando 43% do total das exportações do estado, melhor bimestre da série histórica para o setor, que representa 22,2% da economia estadual atualmente.
Cooperação
O vice-governador acompanhou a assinatura da renovação do convênio, firmada entre o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e o gerente regional da Emater-MG, José Arcanjo Marcos Pereira.
Em 2024, o escritório local da empresa estatal prestou cerca de 26 mil atendimentos a produtores do município, principalmente na área de comercialização, produção de hortaliças, criação de pequenos animais e segurança hídrica.
O trabalho da Emater-MG, por meio da elaboração de projetos, emissão da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assistência técnica também permitiu, em 2024, a liberação de R$ 190 mil em créditos para os pequenos produtores.
Ainda durante a Expomonte, Minas Gerais e Montes Claros firmaram outra parceria, ao assinarem um Protocolo de Intenções de contratação do Sebrae para atendimento a 200 produtores rurais, visando o melhoramento genético do rebanho bovino, um dos grandes desafios do Norte de Minas.
Comentários