Fliparacatu recebe 35 mil pessoas em sua terceira edição e alcança 4 milhões de visualizações nas redes sociais


O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Luana Gomes, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, acredita que o festival é “um potente motor da economia da cultura, que movimentou a cidade por meio da literatura. O FliPatacatu tem crescido a cada ano e esta terceira edição foi emblemática, ao trazer para este território discussões importantes sobre nosso contexto social. Tudo isso, gerando valor intelectual e econômico para Paracatu”.
A programação foi ampla, diversa e voltada para todos os públicos, somando mais de 80 atrações, entre rodas de conversa, debates, oficinas, shows e exposições. Os cinco dias do 3.º Fliparacatu fortaleceram o diálogo entre literatura, música, artes visuais e educação. O Festival recebeu mais de 70 autores nacionais e internacionais, além de promover 103 lançamentos de livros, vindos de 19 cidades diferentes, distribuídas em seis estados e no Distrito Federal. Outro grande destaque foi a presença das escolas: 42 instituições de ensino participaram ativamente das atividades, levando 28 mil crianças e jovens a vivenciarem o evento literário.
O Prêmio de Redação e Desenho do Fliparacatu também foi um sucesso. A iniciativa mobilizou 42 escolas – o que representa 81% de toda a rede escolar de Paracatu – e envolveu cerca de 28 mil estudantes em atividades de leitura, escrita e criação artística. Ao todo, foram 45 desenhos inscritos e 57 redações.
O impacto do evento também se refletiu nas redes: o Fliparacatu alcançou 4 milhões de visualizações no Instagram e 800 mil contas só durante os dias de Festival, além de repercutir em veículos de imprensa de todo o país.
No aspecto social e econômico, o Festival gerou 192 empregos diretos e indiretos, incluindo mão de obra paracatuense, e manteve o compromisso com a sustentabilidade, com ações como uso de papel reciclado, distribuição de copos biodegradáveis e coleta seletiva. O Fliparacatu, como um todo, está alinhado às práticas de ESG, com ações que correspondem a cada um dos significados das siglas.
Para colocar um evento deste porte de pé, foram montados 760m² de área coberta, 660m² de piso elevado, 380m² de impressão digital, 2.300 metros lineares de revestimento em tecido e 46 toneladas de estrutura e equipamentos mobilizados. Tudo isso para transformar o centro histórico de Paracatu em um grande espaço cultural.
Na livraria do Festival, mais de 20 mil exemplares, com 3 mil títulos diferentes, foram colocados à venda para o público. Entre os autores mais vendidos estiveram Valter Hugo Mãe, Carla Madeira, Ana Maria Gonçalves, Jamil Chade e Adélia Prado. Já entre os títulos mais procurados destacaram-se “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves; “Educação da tristeza”, de Valter Hugo Mãe; “Tomara que você seja deportado”, de Jamil Chade; “Jardim das Oliveiras”, de Adélia Prado; e “Filho de mil homens”, também de Valter Hugo Mãe.
Todos os debates nacionais e internacionais forma transmitidos pelo canal do YouTube do Fliparacatu e estão disponíveis para o público em @fliparacatu, de forma gratuita.
DEBATES FLIPARACATU 2025 DISPONÍVEIS EM: https://www.youtube.com/@fliparacatu
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
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