FLIPARACATU CHEGA À CIDADE MINEIRA COM O TEMA “ARTE, LITERATURA E ANCESTRALIDADE”

 FLIPARACATU CHEGA À CIDADE MINEIRA COM O TEMA “ARTE, LITERATURA E ANCESTRALIDADE”

Com o patrocínio da Kinross, a edição de estreia do Festival Literário Internacional de Paracatu homenageia Conceição Evaristo, Mia Couto e Afonso Arinos (1868-1916)
A primeira edição do Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu, com o patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, está confirmada para acontecer de 23 a 27 de agosto, de quarta a domingo, em diversos espaços do centro histórico do município mineiro. A estreia homenageia grandes nomes da literatura: Conceição Evaristo e Mia Couto, que estarão presentes no evento. O Patrono é Afonso Arinos (1868-1916), nascido em Paracatu. O tema “Arte, Literatura e Ancestralidade” já está reverberando na cidade com a exposição “Portinari Negro”, em cartaz na Praça da Matriz. A curadoria é compartilhada entre Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges. Todas as atividades são gratuitas.
O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.
Além das atividades literárias, o Fliparacatu também oferecerá atrações infantis e juvenis, sob a curadoria do escritor e professor Rafael Nolli, lançamentos de livros, espetáculo de dança, oficinas, shows musicais e uma feira gastronômica, proporcionando uma experiência cultural completa aos participantes. Uma grande livraria integra a estrutura do evento.
Cultura, Diversidade e Educação
Mais de 20 escritores estarão presentes no Fliparacatu. Entre eles, estão autores e autoras nacionais, internacionais e de diversas origens sociais, abraçando, assim, a diversidade que o evento ressalta. Um exemplo de representatividade do Festival: as autoras indígenas Márcia Kambeba e Trudruá Dorrico participam da programação, relatando suas vivências pessoais. Elas apresentarão ao público o contexto por trás de seus trabalhos, sempre voltados para suas raízes indígenas em suas respectivas comunidades.
Até o momento, estão confirmados os convidados: Adriana Abujamra, Amosse Mucavele, Bianca Santana, Calila das Mercês, Carla Akotirene, Cármen Lúcia, Conceição Evaristo, Danilo Miranda, Eliana Alves Cruz, Eduardo Neves, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, João Candido Portinari, José-Manuel Diogo, Jamil Chade, Juliana Monteiro, Kakay, Lívia Sant’anna Vaz, Luana Tolentino, Luiza Romão, Márcia Kambeba, Mia Couto, Marco Haurélio, Matheus Leitão, Míriam Leitão, Nádia Gotlib, Paloma Jorge Amado, Paulliny Tort, Paulo Scott, Rafael Nolli, Renato Noguera, Ricardo Prado, Sérgio Abranches, Simone Paulino, Silvana Gontijo, Socorro Acioli, Taiasmin Ohnmacht, Tino Freitas, Tom Farias e Truduá Dorrico.
A programação completa está disponível no site www.fliparacatu.com.br . Um dos destaques do evento é a exposição inédita “Portinari Negro”, com curadoria de João Candido Portinari, Fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari. A exposição exibe 42 telas representativas da obra de Portinari.
Um Prêmio de Redação envolvendo todo o sistema educacional da cidade e região, tendo como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, com inspiração na exposição “Portinari Negro” está em andamento. Crianças e jovens estão sendo  incentivados a percorrer a exposição e criar um desenho ou uma redação, em sala de aula, para participar do concurso. Os vencedores serão premiados com dinheiro, e os professores dos alunos premiados receberão livros selecionados pela coordenação do Fliparacatu.
“Quando a Cultura e a Educação se encontram por meio da arte, os resultados podem ser surpreendentes. Colocar estudantes em contato direto com as obras de Portinari é proporcionar uma experiência além das salas de aulas, com potencial de impacto significativo na vida estudantil. Estamos muito felizes em proporcionar essa iniciativa”, comenta Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.
Serviço:
Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu
De 23 a 27 de agosto, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita
Informações: www.fliparacatu.com.br

@fliparacatu

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados