Fios soltos de cabeamento de telefonia e/ou internet perigo iminente

Ontem dia 9 de agosto passando por uma rua no Bairro Bela Vista nos deparamos com esta fiação e logo entramos em contato com a Cemig, que imediatamente nos respondeu:

A Cemig informa que a fiação exposta, mostrada na imagem, trata-se de cabeamento de telefonia e/ou internet. Neste caso, a empresa responsável pelo serviço no município deve ser procurada. 

O compartilhamento de postes de distribuição de energia elétrica com as empresas de telecomunicações se dá em cumprimento às resoluções conjuntas das agências reguladoras de ambos os setores, Aneel e Anatel. Tais regulamentações definem que a responsabilidade pela manutenção da rede de telecomunicações é das respectivas empresas. 

Quando a Cemig identifica uso irregular dos postes, recebe uma denúncia ou aborda uma equipe lançando cabos nos postes sem a autorização, interrompe o serviço e penaliza a empresa conforme o contrato. A Cemig tem, ainda, instruído as empresas que compartilham os postes para ter uma melhor gestão de seus próprios ativos, cuja manutenção é de sua inteira responsabilidade, de modo a trazer mais segurança à população, às redes de telecomunicações e à rede de distribuição de energia elétrica. 

Em relação a fios partidos, de qualquer natureza, a Cemig orienta a população sobre os cuidados que todos devem ter em relação a ocorrências na rede elétrica que envolvam situações desse tipo. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, a recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Não se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, também não permitir que outras pessoas se aproximem são recomendações importantes, pois o risco de acidentes envolvendo choque elétrico é muito grande e pode causar ferimentos graves e mesmo fatalidades. 

 

Obs: Conforme informação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a rede aérea de telefonia, TV a cabo e internet, como são chamados os de telecomunicação, não possui carga elétrica. O perigo existe porque a rede de telecomunicações passa nos postes junto com a de energia e é óbvio que em contato de um com o outro dá problema.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados