Fecomércio MG aponta que 93,5% dos consumidores acreditam nos descontos da Black Friday
Pesquisa Intenção de Consumo Black Friday, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, mostra que 50,6% dos belo-horizontinos que conhecem a data comercial pretendem aproveitá-la para fazer compras. A Black Friday é do conhecimento de 87,4% dos entrevistados, sendo que 59,6% deles consideram comprar itens não planejados se os preços forem atrativos.
Neste ano, assim como no ano passado, roupas, calçados e acessórios deverão ser os produtos mais consumidos durante o período de ofertas, seguidos de eletrodomésticos e eletrônicos, sendo que 50,3% aproveitarão a Black Friday para fazer compras para o Natal.
As promoções podem ser definitivas para levar 40,9% dos consumidores à compra, assim como o atendimento diferenciado para 26,8%. Conforme 19,8% dos entrevistados, a variedade de marcas e produtos deve estimular o consumo.
A pesquisa também investigou hábitos de compra relacionados à Black Friday e indica que a data vai se consolidando entre os consumidores, apesar da desconfiança em relação às promoções ainda ser relevante.
Entre os 59% que fizeram pesquisa de preço em lojas físicas em 2024, os descontos se mostraram reais para 93,5%. Entre os que compraram pela internet, 77,9% pesquisaram preços e a confirmação dos descontos foi feita por 89,2%. A reputação das lojas on-line foi conferida antes da compra por 85,3% e 98,9% não tiveram problemas com as compras virtuais na Black Friday. Mas a opção pela compra nas lojas físicas foi maior (28,5%) do que nas lojas virtuais (25,7%).
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “os dados reforçam a relevância das estratégias promocionais, já que 40,9% dos entrevistados afirmam que as promoções podem ser decisivas para a compra. Além disso, os fatores como atendimento diferenciado e variedade de produtos também influenciam na decisão final. Essa disposição para consumir, mesmo diante de um cenário de cautela, está alinhado à tendência revelada pela Pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que indica uma perspectiva positiva com 40,1% dos entrevistados projetando comprar mais nos próximos meses. Acrescido a isso, 60% dos consumidores admitem comprar itens não planejados na Black Friday se os preços forem atrativos, o que reforça a expectativa de maior consumo e amplia as oportunidades de vendas, movimentando os setores como bens, serviços, turismo e comércio varejista”, detalha Gonçalves.
Mesmo com as impressões positivas sobre os descontos, a maior parcela de entrevistados (33,6%) ainda associa a Black Friday à maquiagem de preços para vender mais o que é contrabalançado por outra parcela significativa (27,9%) que afirma que a data representa uma oportunidade para adquirir produtos a melhores preços.
O levantamento aplicou 422 de questionários, de 27 de outubro a 03 de novembro de 2025, a consumidores do município de Belo Horizonte nas regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova. A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0% com intervalo de confiança de 95%.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Comentários