FAOP recebe exposição MARIA DO CÉU: “60 ANOS DE ARTE”

“A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo conhece.” Oscar Wilde

 

 

  Sobre a Unidade da FAOP em Paracatu         

A FAOP unidade em Paracatu deu inicio no ano passado. Em agosto, foi inaugurada a primeira unidade da Fundação fora de Ouro Preto, em mais de 50 anos de história.

A cidade de Paracatu é conhecida por ser um pólo irradiador de cultura, de tecnologia e de desenvolvimento dentro da região Noroeste de Minas Gerais. Diversos pontos do município, com os seus quase 100 mil habitantes, se destacam pelo seu potencial turístico e cultural.

Exposição Maria do Céu

Em comemoração ao primeiro ano da FAOP – Unidade Paracatu, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu, a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, organizaram a exposição para celebrar essa data tão especial para a cidade e região.

A exposição teve inicio na noite de ontem (15), na sede da FAOP . Com o tema: “Maria do Céu: 60 anos de arte”, uma homenagem a esta grande artista Maria do Céu Santiago Moreira, filha do proprietário da Casa Santiago, uma mercearia tradicional da cidade, e de uma doceira talentosa da região.
A exposição apresenta uma trajetória da arte de Maria do Céu Santiago que exala sensibilidade, frequentemente inspirada na figura feminina. A artista relata: “Fui descobrindo possibilidades maravilhosas de expressar o que me impressionava. Figuras, flores, frutos, anjos, em guaches, aquarelas e bicos de pena. Óleos me encantavam e conduziam à criação”.
Suas obras, definidas por ela como “figurativa lírica com tendência ao abstracionismo e ênfase na figura humana feminina”, já viajaram o país. Passaram por estados como Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal, além, é claro, por Minas Gerais.
Serviço:

A exposição iniciou no dia 15 de agosto na sede da FAOP (Rua Temístocles Rocha, n°125, Centro)

 

“A identidade cultural está na essência de cada pessoa. Devemos respeitar e lutar pela diversidade!”

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados