Exposição apresenta obras de arte feitas em madeira

 Exposição apresenta obras de arte feitas em madeira

Raízes de Paracatu: a natureza transformada em poesia pela arte

 

Nesta terça-feira (26), a Casa Paracatu abriu suas portas para um encontro entre a memória da cidade e a força criadora de um artista. A 1ª exposição “Raízes de Paracatu”, de Vanderlei Silva Valadares, ganhou vida no casarão histórico e ficará em cartaz durante a 3ª edição da Fliparacatu.

Promovida pelo Projeto Movimenta Paracatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra revela um olhar sensível para aquilo que, muitas vezes, seria esquecido. Vanderlei dá nova alma à madeira descartada, transformando-a em esculturas que falam de natureza, de tempo e de pertencimento. Cada peça é um convite a enxergar a vida nos detalhes: animais, formas e mundos que brotam da matéria bruta e se tornam arte.

Desde criança, Vanderlei sempre gostou de trabalhar com madeira, era com ela que construía seus próprios brinquedos. Com o tempo, foi aprimorando  e foi descobrindo a riqueza dos diferentes tipos de madeira. Dessa paixão, nasceu a vontade de ir além: recriar formas, reinventar sentidos e reconstruir a arte a partir da madeira.

“Desde menino gosto de fazer arte com madeira e fui sendo incentivado por pessoas que acreditavam no meu trabalho. A natureza sempre me atraiu e gosto de representá-la no que crio”, contou o artista, emocionado com a recepção de sua primeira exposição.

A abertura da mostra reuniu o secretário municipal de Cultura, Thiago Venâncio, a diretora de Cultura, Rose Cardoso, a diretora da Casa Paracatu, Elisângela Caldas, além de familiares e amigos do artista, que celebraram juntos esse novo capítulo na cena cultural da cidade.

Entre raízes, formas e sonhos talhados, as obras de Vanderlei ecoam a voz silenciosa da natureza, lembrando que, no que parecia descartado, ainda há vida, beleza e poesia.

    

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados