Escolas municipais de Vazante terão aulas de turismo

Projeto ‘Turismo na Escola’ é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Votorantim, Nexa e Prefeitura

Vazante caminha para aprimorar e desenvolver ainda mais o turismo por todo o município. A Nexa, em parceria com o Instituto Votorantim e Prefeitura de Vazante, implantou o projeto “Turismo na Escola”, que busca disseminar as melhores práticas, conteúdos e informações sobre turismo para alunos a partir do 5º ano da rede municipal de ensino.

A iniciativa faz parte dos desafios identificados no Plano Diretor de Turismo de Vazante 2020-2025, que prevê a sensibilização de jovens sobre as possibilidades que o turismo oferece como diversificação para economia local, geração de emprego e renda, promoção de conteúdos relacionadas sustentabilidade e educação ambiental e, reforço dos costumes e tradições da cidade.

O conteúdo do curso e sua metodologia foi desenvolvida pela consultoria Turismo 360 e validada de forma participativa junto ao Conselho Municipal de Turismo de Vazante e Secretaria Municipal de Educação. O programa prevê a distribuição uma cartilha didática do projeto e a apresentação de um vídeo que, de forma clara e objetiva, aborda temas como hospitalidade, benefícios do turismo nas cidades, o que são destinos turísticos, atrativos naturais e culturais, além de aspectos históricos e atuais de Vazante, entre outros.

O projeto “Turismo na Escola” acontece nas seguintes escolas do município:

  • Escola municipal Antero Candinho;
  • Escola municipal Dr. Martinho Campos;
  • Escola municipal Nair de Melo Franco Ribeiro;
  • Escola municipal Emílio Alves Rios, Escola municipal Caldeira Brant;

De acordo com Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa, essa é uma iniciativa de impacto direto e fomento ao turismo de Vazante. “Esse projeto passa a mensagem clara sobre a importância de pensar, cuidar e preservar o meio ambiente, os elementos históricos da cidade. É a partir de iniciativas como essa que o município pode alavancar o turismo e se consolidar como ponto fundamental do seu desenvolvimento”, comenta.

Concurso de frases e fotografias

Como forma de estimular o engajamento entre os alunos que participam do projeto, o Turismo na Escola, promoveu o 1º concurso de frases e fotografias. Os 10 melhores serão selecionados em uma votação popular online. O vencedor ou vencedora ganhará um smartphone como prêmio.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados