Entrega do Troféu Rosa Afro celebra conquistas de direitos

 Entrega do Troféu Rosa Afro celebra conquistas de direitos

A celebração de entrega do Troféu Rosa Afro na noite desta sexta-feira (31) destacou a importância da união entre ás mulheres, representatividade feminina e suas conquistas durante décadas.

Esta homenagem é de iniciativa do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, criado através da lei municipal nº 3.390/2018.

 

Sobre o Troféu Rosa Afro

O Troféu Rosa Afro foi idealizado e gerado no ano de 2018, com o objetivo de dar visibilidade a mulheres através de ações públicas, e fortalecer a identidade e a valorização dessa gente, dessa cor, desse território e desta identidade cultural. Mulheres cujas trajetórias de vida, pessoal e profissional servem de inspiração para a sociedade, instigando-as ao empoderamento feminino. Trata-se de um resgate da experiência de mulheres que lutam historicamente pelo seu espaço.

 

Mesa de honra

Prefeito Igor Santos, Presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Rosilene Bispo de Jesus, Presidenta da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereadora Gislene Couto, Procuradora Especial da Mulher, vereadora Nilda da Associação e Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz.

 

Quem foi homenageada no Troféu Rosa Afro 2023

Maria Hermínia Rodrigues de Sousa, Inez Duarte Rodrigues, Ana Lúcia Francisco Pires, Liliane Simões Barbosa, Wanderlândia Silva Neiva Fernandes, Valdete de Fatima Lopes dos Reis Brandão, Valéria Ferreira Gomes, Rita Pinheiro Lino, Flávia Pereira Gonçalves, Nádia Abadia Pereira de Sousa Simões, representando a mulher jovem, a karen Cristine Gomes Martins e Rosilene Bispo de Jesus.

 

Show de abertura com o mestre Cacau e equipe

Apresentação de dança com Camila Ferreira e sobrinha

A cerimônia ainda contou com apresentação de um poema com a senhora Valdete de Fatima Lopes

 

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas. ” – Audre Lord

“Mesmo pertencendo  à maior parcela da população, uma vez que vivemos em um país no qual temos uma maioria de negros e mulheres, as mulheres negras permanecem sendo as mais prejudicadas socialmente, realidade que pode ser constatada nos dados que tratam do mercado de trabalho, no mapa da violência ou na representatividade política. À frente e por trás disso, o racismo e preconceito, cada vez mais arraigados. ” https://www.nonada.com.br/2019/07/ecoando-vozes-a-visibilidade-da-mulher-negra-e-a-luta-contra-o-racismo-em-diversas-esferas/

 

 

 “Temos a permissão de ser exatamente quem somos.” – Nina Simone

 

Fotos do evento

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados