Entrega de exames do Mutirão da Saúde do Homem acontece no próximo domingo, 4/6

 Entrega de exames do Mutirão da Saúde do Homem acontece no próximo domingo, 4/6

10ª Edição do evento realizado pelo Rotary e parceiros chega
à última etapa da iniciativa que começou em março

Acontece no próximo domingo, dia 4/6, a entrega dos exames realizados por mais de 1.600 homens atendidos na décima edição do Mutirão da Saúde do Homem. Conhecido como Dia D, o atendimento será realizado a partir de 7 horas, no Centro de Especialidades Médicas de Paracatu e vai mobilizar mais de uma centena de voluntários.

O Mutirão tem como objetivo conscientizar a população masculina para a necessidade da realização dos exames como forma de prevenção do câncer de próstata. A iniciativa, que teve palestra e cadastramento dos interessados em março e a coleta de amostras em abril, é uma realização do Rotary Club de Paracatu, em parceria com Rotaract Club de Paracatu, a Casa da Amizade, e tem o apoio da Kinross.

Os exames serão entregues individualmente pelos médicos, responsáveis pelos atendimentos no dia. Aqueles cujos resultados de dosagem de PSA tiverem algum tipo de alteração, serão encaminhados para a realização do exame de toque retal, realizado por um médico especialista nos consultórios que serão preparados no local, exclusivos para o atendimento. Dependendo do caso, o médico já expede uma autorização e encaminha o paciente para a realização de exames adicionais nas clínicas cadastradas no projeto.

Força tarefa

A primeira etapa do Mutirão foi a realização de um encontro em março, que contou com uma palestra em que foram abordados temas relativos à prevenção da doença. Na oportunidade, foi realizado o cadastramento dos homens para a etapa de exames do programa, que aconteceu em abril. O evento superou as expectativas. Quase 1.400 homens estiveram presentes e se cadastraram para a coleta de sangue para a realização do exame PSA, uma das formas de se detectar alterações na próstata. Nos dias seguintes, mais de 200 pessoas fizeram o cadastro.

A coleta de exames dos cadastrados aconteceu em 16/4 na sede do Rotary Club de Paracatu, um domingo que mobilizou mais de 100 voluntários, entre profissionais da saúde e da organização do projeto, para atender a presença maciça dos participantes. Gilson Pulu, coordenador do programa, celebrou a boa organização do evento. “Em poucas horas, todos os cadastrados já tinham feito o exame”, conta. A análise das coletas e a expedição dos exames ficou sob responsabilidade de um laboratório licitado pela entidade para este fim.

O X Mutirão da Saúde do Homem tem, mais uma vez, o apoio da Kinross. Para a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, “a participação da Kinross nesta ação é mais uma forma de colocar em prática o nosso compromisso com a saúde e a qualidade de vida da população de Paracatu”. A iniciativa conta também com o apoio do Leilão Agrounidas, Prefeitura Municipal de Paracatu, Sicoob Credigerais, Copasa, Faculdades Finom e Tecsoma, Coopervap e Café Catu.

SERVIÇO

Você, que realizou a coleta de sangue no Mutirão, anote na sua agenda a data de pegar o resultado do seu exame:

Data: dia 4/6 (domingo)

Local: Centro de Especialidades Médicas de Paracatu – Rua Geraldo Alvares da Silva Campos, n°477, Bairro Bela Vista.

Horário: a partir de 7 horas.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados