Embrapa apresenta cerca de cem tecnologias na AgroBrasília 2025

Novas cultivares, sistemas de produção e outras tecnologias comporão o estande e a Vitrine Tecnológica da Embrapa.
A dupla mais conhecida da mesa dos brasileiros – o arroz e o feijão – será destaque na Vitrine de Tecnologias da Embrapa na AgroBrasília 2025. Entre os lançamentos que ocorrerão na feira, estão as cultivares de feijão carioca e de feijão-comum, as BRS FC 423 e BRS FS 212. Para os produtores, a nova variedade de feijão carioca se destaca por sua produtividade e qualidade industrial. Para os consumidores, o ganho se dá pela qualidade do grão, que não se desmancha quando cozido, e a consistência do caldo.
Já a cultivar de feijoeiro comum, do grupo comercial rosinha, a BRS FS 212, é uma opção para pequenos produtores que buscam materiais com alto valor agregado para comercialização direta. Por apresentar resistência às murchas de Fusarium e de Curtobacterium, a cultivar proporciona redução do uso de defensivos agrícolas, o que possibilita sua inserção em sistemas de produção agroecológica. Os lançamentos ocorrerão na quinta-feira (22), às 14h30.
Ao lado desses e de outros feijões que serão apresentados no estande da Embrapa, estão as cultivares de arroz desenvolvidas pela Embrapa – as BRS A502, A503 e A 504 CL. Elas se destacam por sua alta produtividade e excelente qualidade dos grãos e são recomendadas para sistemas e produção sob pivô central. Esses novos materiais têm revolucionado o cultivo em terras altas, colocando novamente o Cerrado no mapa de produção de arroz.
Ao todo, cerca de 100 tecnologias de nove centros de pesquisa da Embrapa serão apresentadas ao público na feira de tecnologia e negócios AgroBrasília 2025, que acontece entre 20 e 24 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, PAD-DF.
Diversos lançamentos movimentarão o estande da Embrapa
Outros tecnologias serão colocadas à disposição do público neste ano. O aplicativo Irrigar para Desenvolver é um deles. Resultado de uma parceria entre a Embrapa Cerrados e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), pode apoiar os agricultores do Vão do Paranã para obterem um manejo eficaz da irrigação. O aplicativo calcula a lâmina e o tempo de irrigação, com base nas informações de clima de três municípios goianos – Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa – para as culturas do maracujá e da manga.
Também o Wikirriga, plataforma on-line que reúne informações qualificadas sobre irrigação e agricultura irrigada, estará disponível e acessível para toda a sociedade. O conhecimento será constantemente atualizado por uma rede de profissionais da área. Os dois lançamentos ocorrerão no dia 21 (quarta-feira), às 9h50.
No período da tarde, ainda na quarta, às 14h30, será lançada uma cultivar de soja convencional com alto potencial produtivo, a BRS 7583. Na ocasião, outras duas cultivares serão apresentadas: BRS 7881IPRO e BRS 7080IPRO. Ambas têm alto potencial produtivo e a primeira tem ciclo de 116 dias, enquanto a segunda é precoce, com ciclo de 105 dias. As duas têm tem resistência a nematoides-das-galhas e a BRS 7881IPRO agrega a resistência a nematoide de cistos.
Às 15h40, será a vez dos minimaracujá roxo (BRS MJ) e amarelo (BRS MJA1). Trata-se de duas novas opções para os fruticultores da região, com grande potencial de mercado, mas ainda pouco conhecido pelos consumidores, podendo alcançar alto valor agregado.
Os minmaracujás têm polpa adocicada e podem ser consumido in natura. A partir do melhoramento genético de espécies da biodiversidade brasileira, foi possível obter variedades com alta produtividade e qualidade física e química dos frutos. Além disso, as plantas têm menor dependência da polinização manual. Elas atendem o mercado de frutas especiais e podem ter uso ornamental.
Sexta-feira (23), às 14h30, será o lançamento da cultivar de cebola BRS Belatrix, um híbrido que atende o segmento de cebolas amarelas precoces para consumo fresco. A BRS Belatrix pode ser cultivada nas condições de primavera e verão das principais regiões produtoras do Brasil. Além de estabilidade produtiva, o novo material tem resistência a doenças e tolerância a pragas.
No sábado (24), serão lançadas duas publicações. A primeira, Pesquisa e Inovação em Germoplasma e Melhoramento Genético na Embrapa Cerrados, é uma compilação de informações apresentadas 34 palestras técnicas por pesquisadores da Embrapa Cerrados a respeito dos bancos germoplasma e da participação do centro de pesquisa em cerca de 40 programas de melhoramento genético.
Já o livro Fruticultura Tropical: capacitação e experiências de sucesso traz o registro da capacitação realizada em parceria com a Emater-DF e a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF. Os 22 capítulos apresentam uma síntese dos principais resultados e tecnologias gerados para cada uma das frutíferas que foram temas do evento, além de experiências de cultivo em regiões tropicais do Brasil. As duas publicações estão disponíveis para download no portal da Embrapa.
Eventos temáticos farão parte da programação
Dois eventos tradicionais voltados para os produtores rurais serão realizados novamente neste ano. Na quarta-feira (21), às 8h30, o Dia de Campo Sistema Agrossivilpastoril Orgânico apresentará tecnologias relacionadas a manejo orgânico de pastagens e sistemas agrossivilpastoris, remineralizadores de solo, manejo de cultivares de maracujá em sistema orgânico, cruzamentos para manejo de rebanho leiteiro e sanidade animal em sistemas de base agroecológica.
Já na sexta-feira (23), será realizado o Dia de Campo Integração lavoura-Pecuária-Floresta, às 9h. As palestras terão como tema o cultivo intercalar antecipado como estratégia para viabilizar a segunda safra no Planalto Central e a Integração Lavoura-Pecuária, que tratará do modelo da agropecuária da fazenda Santa Bárbara.
Cerca de uma centena de tecnologia disponível para os produtores rurais
Além dos lançamentos, os visitantes da AgroBrasília 2025 poderão conhecer diversas tecnologias geradas pela Embrapa. Serão apresentados animais com a genética da Embrapa, cultivares de forrageiras, hortaliças, mandioca, pitaya, girassol, soja, trigo, canola, café e sorgo, que estarão no estande da Embrapa e na Vitrine de Tecnologias implantada no local, onde o público poderá ver o desempenho desses materiais.
Em campo, os produtores rurais poderão conhecer como funcionam o consórcio Integração Lavoura-Pecuária e o Sistema Filho (fruticultura integrada com lavouras e hortaliças), além da Unidade de Pesquisa Participativa de Produção Orgânica. Também fazem parte da programação do estande da Embrapa várias palestras com pesquisadores da Embrapa e parceiros.
Confira a programação completa.
Serviço
Período: 20 a 24 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: BR 251 km 5, PAD-DF, Rodovia Júlio Garcia – Paranoá, DF
Link da matéria: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/100529915/embrapa-apresenta-cerca-de-cem-tecnologias-na-agrobrasilia-2025
Comentários