Em nota técnica a empresa Kinross disserta sobre vídeo que está circulando nas redes sociais

O jornal O Lábaro recebeu de um leitor um vídeo que circula nas redes sociais, o qual denuncia impactos ambientais e sociais, que de acordo com depoimentos relatados no vídeo  atingem as comunidades ao redor da empresa . Como é de praxe o Jornal O Lábaro  averigua sempre os dois lados.

Nota – Jornal O Lábaro

A Kinross faz uma gestão segura dos seus impactos socioambientais garantindo a preservação do meio ambiente, de seus empregados, terceiros e comunidades próximas. Todo o processo operacional é controlado e monitorado, e está em conformidade com a legislação.

Em relação às afirmações trazidas em vídeo, recentemente circulado, pontuamos que:

O arsênio é um elemento químico encontrado naturalmente nos solos e rochas da região de Paracatu. Ou seja, é parte da composição natural da formação geológica local. Os estudos realizados pela Kinross e por pesquisadores independentes demonstram baixo risco de exposição ao arsênio para a população de Paracatu.

Os rejeitos que vão para as barragens não são tóxicos e são considerados “não perigosos”, segundo a norma técnica vigente (ABNT-NBR 10.004), não possuindo, portanto, potencial para impacto aos rios e nascentes. Para o tratamento hídrico final existe um sistema (tratamento passivo) que garante a qualidade da água direcionada ao meio ambiente e que atende o padrão exigido pela legislação.  O monitoramento da água é contínuo e aponta que os níveis de arsênio estão dentro do limite da legislação pertinente (Classe II, DN Copam-CERH, 2008). Além disso, o resíduo concentrado é descartado em instalações duplamente revestidas e projetadas especialmente para sua contenção.

Reforçamos que as barragens são seguras. A Kinross é periodicamente inspecionada por engenheiros especializados e credenciados que projetaram as barragens, além dos órgãos reguladores estaduais e federais, auditores internos e externos e peritos independentes. Diversos controles e monitoramentos garantem e atestam a estabilidade da estrutura da barragem e a qualidade da água devolvida ao ambiente.

A empresa monitora e controla constantemente os impactos adversos como poeira, vibrações e emissão de ruídos, buscando sempre medidas mitigatórias inovadoras, como a barreira acústica, que foi instalada recentemente. Esta tecnologia, já utilizada em obras de engenharia ao redor do mundo, é composta pela fundação, sustentação e painéis de fechamento acústico e se soma a outras iniciativas de controles operacionais já realizadas pela Kinross para promover segurança operacional e o bem-estar da população.

Ainda sobre controles operacionais, a Kinross monitora todos os desmontes de rochas realizados. O monitoramento destas medições e índices também é feito pelas comunidades vizinhas e os resultados são compartilhados com os órgãos competentes e com as próprias comunidades.

A Kinross destaca que possui canais de relacionamento sempre abertos e à disposição da população local. Qualquer pessoa que quiser esclarecer dúvidas, oferecer sugestões, ou registrar críticas e reclamações pode ligar para o telefone 0800 038 1051, ou acessar o “Fale Conosco”, disponível no site Kinross.com.br.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados