DIGITAL: EAD chega às escolas municipais de Paracatu

Plataforma digital vai auxiliar nas aulas remotas e presenciais

O Ensino a Distância (EAD) das escolas públicas municipais de Paracatu é a mais nova ferramenta para auxiliar no ensino/aprendizagem de 8.300 alunos, 500 professores de 39 unidades escolares.

O EAD do município foi desenvolvido por uma empresa terceirizada, a Sonner Sistemas de Informática.  Segundo o gerente comercial Clailton Faria, a plataforma EAD tem o objetivo de modernizar e disponibilizar recursos para a rede pública de ensino, possibilitando o cadastro de conteúdos acadêmicos, tarefas,  avaliações e aulas por videoconferência realizadas no zoom, tudo com visibilidade para pais, professores e alunos, podendo ser acessado pela internet no Portal do Cidadão ou pelo aplicativo Cidadão On-line. “Temos muito orgulho de participar deste momento em que o município supera os desafios da pandemia e avança. E quando se avança não tem retorno, toda a comunidade escolar é responsável por estas melhorias na educação de Paracatu”.

De acordo com Verônica Nunes de Carvalho, diretora pedagógica da secretaria municipal de educação, o EAD agrega soluções, tecnologias e inovação. “A partir de agora, vamos concentrar nossos esforços no processo ensino/aprendizagem, para que alcancemos os nossos objetivos que é aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do municipio”.

A plataforma iniciou como piloto nas escolas municipais  Leonor Ulhôa e Tia Áurea. A professora Mércia Soares foi uma das profissionais que participaram do teste. Ela conta que a plataforma só veio para agregar suporte ao desenvolvimento do processo de aprendizagem. “Eu gosto muito da tecnologia e sei que, sem ela, não teríamos como trabalhar na educação, vejo que vai ser muito positivo, até mesmo em questão de resultados, em que os pais vão acompanhar mais de perto. Já tinha passado da hora de estarmos conectados, de termos uma educação mais evoluída”.

A professora da E.M Tia Áurea, Eliamara Mendes, também participou do piloto. “A plataforma do sistema Sonner veio somar, principalmente nos registros de aulas, que ficaram mais práticos. A tecnologia chegou num momento de grande valia, os pais poderão acompanhar o rendimento dos filhos, sem precisar sair de casa”.

Neide Batista, secretária municipal de educação, diz que esta conquista começou com a implantação do diário eletrônico e o trabalho em equipe tornou possível a implantação do EAD. “Agora, tanto nas aulas remotas, quanto nas presenciais, temos um importante recurso, que possibilitará aos professores e alunos a utilizarem ferramentas tecnológicas, que promovem interação, entre professores, pais e alunos, em tempo de distanciamento social na educação municipal. Foi um pedido do prefeito de que as escolas públicas municipais fiquem iguais as particulares, este é o começo e não vamos parar por aqui”.

O prefeito Igor Santos diz que o projeto estava parado por oito anos e a administração fica muito feliz com esta conclusão. “Este é um avanço tecnológico, uma forma de trabalhar exatamente como a gente  propõe, e as grandes mudanças não vêm de um dia pra noite”.

Ainda de acordo com Santos, a educação merece um cuidado especial e para chegar à qualidade máxima, devemos mudar conforme as necessidades. “O nosso slogan “Um novo tempo para todos” transmite justamente esta construção, que será feita aos poucos. Quando todos perceberem, teremos uma realidade nova diante de nós. A tecnologia está presente em nossa vida, queremos elevar o nosso Ideb e quando falamos isso, falamos em oferecer educação de qualidade, esta é a nossa grande missão”, conclui.

ASCOM

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados