Dia D finaliza as atividades do Mutirão de Saúde da Mulher

 Dia D finaliza as atividades do Mutirão de Saúde da Mulher

 

Ação realizada pelo Rotary e Casa da Amizade, apoiada pela Kinross e parceiros locais, registrou aproximadamente 1500 exames de prevenção do câncer

O Mutirão de Saúde da Mulher fechou a última rodada de atividades com a realização do dia D, que aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no último dia 5. A iniciativa promovida pelo Rotary e Casa da Amizade teve por objetivo sensibilizar e orientar as mulheres sobre a importância dos cuidados para prevenir o câncer de mama e do colo do útero. Esse último, inclusive, foi uma novidade em relação aos anos anteriores.

O mutirão contou com um trabalho de conscientização que aconteceu de março a maio, envolvendo mulheres das áreas urbanas e rurais de Paracatu. Depois das palestras, as participantes faziam o cadastro que dava o direito a realização gratuita dos exames.

Os resultados foram dados no dia D, e no CEM havia 14 médicos(as) ginecologistas. No local ainda era possível aferir a pressão arterial, fazer testes de glicose, sífilis, hepatite, além de vacinar contra influenza (mulheres acima de 60 anos), dupla, hepatite, gripe, febre amarela e Covid.

A iniciativa contabilizou mais de 1.200 atendimentos. Foram realizados 45 exames de glicemia capilar, 600 testes de sífilis e de hepatite, com detecção de 19 positivos para a última. Para o presidente do Rotary Club de Paracatu, Hugo Dias, o ponto alto do evento foi a logística, que possibilitou um atendimento ágil. “O tempo de espera era muito pequeno. Isso se deve ao trabalho desenvolvido pelos voluntários, quase 150 pessoas na linha de frente”, destacou.

A analista tributária, Maria Goretti Antonio, participou da ação pela primeira vez e fez o exame de mamografia. A boa impressão foi do início ao fim, “um bom atendimento e tudo muito rápido, inclusive no dia D. Quando eu cheguei para pegar o resultado, o médico já estava lá”.

Seguindo a alternância de foco das campanhas, em 2023 será a vez de sensibilizar o público masculino quanto à prevenção do câncer de próstata. Além da Kinross, apoiaram o mutirão o Sicoob, Copasa, prefeitura municipal, Café Catu, AgroUnidas, Coopervap e das faculdades Tecsoma, Finom e UniAtenas.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados