Dia 19 de novembro o dia D ao combate da dengue

Evitar água parada em pequenos objetos e manter a caixa d’água fechada estão entre as medidas efetivas no combate ao mosquito

Foto: Agentes em Paracatu trabalhando em prol da saúde

Acontece neste sábado (19), a mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika. A data marca o Dia Nacional de Combate à Dengue, que acontece sempre no penúltimo sábado de novembro.

Todos os dias são necessários ter cuidado com o mosquito, deixar os quintais limpos e eliminar todos os recipientes que acumulem água. Dia 19 de novembro é a data escolhida para lembrar o quanto a prevenção, informação e cuidados podem ajudar nesse combate.

A dengue mata e, por isso, todos devem estar vigilantes e ajudar nessa luta. Os mutirões são importantes para mobilizar e envolver a população efetivamente.

A data, celebrada hoje (19), não foi escolhida à toa. O período em que o mosquito mais se propaga é o verão, estação em que, no Brasil, vem acompanhada de chuvas, tornando o cenário favorável ao Aedes e perigoso para as vítimas dessas doenças que costumam assolar o país.

 

Paracatu

Veja o gráfico de nossa cidade:

Em 2022 o índice aumentou muito, chegou a 1009 casos da dengue, zica 00 caso, e chikungunya 14 casos.

Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados