Desafio Universitário propõe desenvolvimento de inovações para a mineração

Projeto objetiva aproximar empresa e estudantes, estimular o trabalho em equipe e desenvolver soluções tecnológicas para o setor

Uma iniciativa inédita em Morro Agudo propõe contribuir para a formação de jovens, ampliar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e transformar a realidade das empresas. O Desafio Universitário, idealizado pela Nexa em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e a plataforma Mining Lab, permite aos alunos criar soluções para aumentar a produtividade e a confiabilidade da britagem – primeira etapa de beneficiamento de minérios, que consiste na fragmentação de rochas depois que são extraídas da mina.

Com apresentação da iniciativa, formação de equipes, exposição de protótipos e seleção do vencedor, o Desafio Universitário entrou em atividade no segundo semestre de 2019. O projeto escolhido foi do grupo Unne Soluciones, que apresentou propostas para o controle de dados, automação e manutenção preventiva, corretiva e sensitiva da área de britagem. A equipe se destacou, ainda, pela participação ativa de todos os integrantes, demonstrando sintonia e união em um único propósito.

Em fevereiro, o grupo vencedor – composto por alunos dos últimos períodos de Sistema de Informação, Engenharia Química, Mecânica, Elétrica, de Minas e de Produção – participou de imersão na Unidade Morro Agudo, conhecendo os processos operacionais da planta. O principal objetivo é fazer com que eles consigam identificar, conhecer e desenvolver projetos inovadores para o setor.

Lucas Guimarães Silva, engenheiro de operações de Beneficiamento da Nexa Morro Agudo, explica que o desafio é importante para aproximar a empresa dos estudantes, estimular o trabalho em equipe e desenvolver soluções inovadoras que contribuam para a mineração do futuro. “Conhecer os processos da mineradora é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho que atenda as reais necessidades da britagem. É uma oportunidade única de trocar informações com profissionais da área, tirar dúvidas e alinhar os objetivos do projeto ao da empresa”, avalia.

 A aluna do curso de Engenharia Química Ana Luiza Piveta, por sua vez, relata a visita como uma oportunidade para conhecer bem de perto o processo da britagem. “Tivemos a chance de conversar com profissionais da área, trocarmos ideias e pensarmos fora da caixa. Nosso projeto será muito positivo, tanto para a Nexa como para nós, futuros engenheiros. Estou empolgada de ver na prática a realidade da empresa e trabalhar na solução de alguns problemas”.

Já o estudante de Eng. Mecânica, Álecson Vinícius Machado Guimarães ressalta a importância do entendimento dos processos e das necessidades. “Essa experiência terá um grande impacto em nossas carreiras, pois trouxe conhecimentos que não se aprendem somente na universidade”.

Próximos Passos

Outras visitas serão realizadas em março, para garantir que a Unne Soluciones tenha todas as informações necessárias sobre a Nexa. A partir de então, os estudantes buscarão novas referências para o desenvolvimento do trabalho, avaliando benefícios, aplicações, efeitos de curto a longo prazo, viabilidade econômica e outros fatores. Ao final do Desafio Universitário, a equipe vai entregar um estudo de caso robusto, propondo melhorias para o aumento de produtividade e confiabilidade da britagem.

“Vamos avaliar a viabilidade, aplicabilidade, ganhos e custo-benefício do projeto. Nossa expectativa é, ao final do processo, implantar as ideias em nossa planta. Os jovens são os protagonistas e viram a responsabilidade que tem em mãos. Por isso estão tão empenhados em fazer dar certo”, completa o engenheiro Lucas Guimarães Silva.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply