Delta Forum promove debates e traz ideias para o progresso dos municípios mineiros

Segunda edição do evento reúne experiências nacionais e internacionais para inspirar e orientar estratégias locais de desenvolvimento econômico sustentável

 

Começa na próxima quarta-feira (24/11), a segunda edição do Delta Forum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. Promovido pelo Sebrae Minas, o evento reúne agentes públicos e especialistas de diversas áreas para debater e trocar experiências sobre iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico dos municípios.  São três dias de programação, de 24 a 26 de novembro, com parte das atividades transmitida pelo canal do Sebrae Minas no Youtube. A programação completa pode ser acessada em deltaforum.sebraemg.com.br .

As atividades presenciais do Delta Forum serão realizadas na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, e terão um público limitado de participantes, ainda por conta dos cuidados necessários ao controle da pandemia. A abertura do evento será na quarta-feira (24/11), a partir das 19h, e reunirá autoridades e lideranças na sede do Sebrae Minas.

No dia 25/11, das 8h às 17h, será realizado o Seminário Internacional, que vai reunir especialistas nacionais e estrangeiros para apresentar tendências, casos de sucesso, ferramentas e iniciativas bem-sucedidas de transformação das cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico sustentável. O evento presencial tem público restrito, mas toda a programação será transmitida pelo canal do Sebrae Minas no Youtube: youtube.com/sebraeminas.

Entre os nomes confirmados do Seminário Internacional estão o de Alejandro Franco, sócio gestor home capital, consultor e conferencista internacional, que vai apresentar o case Medellin – da violência à inovação. Franco foi diretor-executivo da Ruta N, Centro de Inovação e Negócios de Medellin, que foca em negócios intensivos em ciência, tecnologia e inovação, de forma inclusiva e sustentável, valendo-se de Internet cloud computing e big data.

Outro case internacional que será apresentado no evento é o da Óbidos – Vila Literária, uma estratégia de desenvolvimento com foco na economia criativa, mais precisamente na cultura da escrita, da leitura e dos livros. Quem vai apresentar os resultados desse projeto no Delta Forum será Paula Ganhão, chefe de divisão em Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Óbidos, em Portugal, e coordenadora da Óbidos Vila Literária.

No dia 26/11, das 9h às 18h, serão promovidos seis Eventos Técnicos  para promover a troca de experiências e atualizar gestores públicos, empresários, lideranças e agentes de desenvolvimento locais, entre outros atores envolvidos no processo de desenvolvimento econômico dos municípios, sobre temas como agendas de desenvolvimento, liderança, governança, cooperação intermunicipal, desburocratização, simplificação, educação financeira e empreendedora, consórcio público,  Lei de Liberdade Econômica, nova Lei de Licitações 14.133/21, entre outros.

O Delta Forum tem o apoio do Governo de Minas Gerais, da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e da Associação Mineira de Municípios (AMM).

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados