Debates da 3ª edição do Fliparacatu estão disponíveis no YouTube do festival

Quem perdeu ou deseja rever os encontros do 3.º Fliparacatu, realizado de 27 a 31 de agosto de 2025, já pode acessar os debates na íntegra no canal do festival no YouTube – https://www.youtube.com/@fliparacatu
Com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Desumanização”, o festival homenageou a brasileira Ana Maria Gonçalves, autora do premiado Um defeito de cor, e o escritor português Valter Hugo Mãe, autor de A desumanização e responsável também pela criação da identidade visual desta edição.
Durante cinco dias, o público acompanhou mesas de debates, lançamentos de livros, oficinas, exposições, apresentações musicais e a novidade do “Fliparacatu da Gente”, espaço dedicado à economia criativa local. Toda a programação foi gratuita, acessível em Libras e transmitida ao vivo pelo YouTube.
O festival reuniu mais de 60 autores e autoras, entre eles Marcelino Freire, Eugênio Bucci, Amara Moira, Paulo Scott, Lilia Guerra, Eliana Alves Cruz, Renato Noguera, Cláudio Fraga, Tino Freitas, Fernanda Bastos, os curadores Jefferson Tenório, Bianca Santana e Sérgio Abranches, além de muitos outros nomes de diferentes origens sociais, étnicas e geográficas.
Todo o conteúdo segue disponível gratuitamente no canal do Fliparacatu no YouTube, reafirmando o compromisso do festival em democratizar o acesso à literatura e ao debate cultural.
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Comentários