Curso “Multiplicadores de Audiovisual”, da TV Caroço, retoma atividades

Kinross apoia o projeto pela terceira vez. Alunos receberão bolsa de R$ 200.

A TV Caroço, que atua na inclusão digital e cultural de jovens e adolescentes de Paracatu em situação de vulnerabilidade social, volta à ativa neste ano, depois de interrupção por causa da pandemia em 2020. A aula inaugural do curso Multiplicadores de Audiovisual aconteceu na quarta, 22 de setembro, às 15h, na Casa de Cultura.

Com apoio da Kinross, pelo terceiro ano, o projeto vai oferecer formação audiovisual a dez jovens e adolescentes da cidade. Haverá aulas de roteiro, produção, fotografia e edição, dentre outras formações específicas da área, além de outras relacionadas a convívio social.

As formações acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, de 14h às 17h, até maio de 2022, num total de 260 horas/aula. Os participantes receberão bolsa de R$ 200. O apoio da Kinross é feito via lei de incentivo fiscal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os dez jovens, selecionados de um grupo de 238 inscritos, a partir de critérios como idade entre 14 e 18 anos, situação de vulnerabilidade social e disponibilidade no turno da tarde, atuarão como multiplicadores para outros 70 alunos de sete escolas públicas municipais. Nesse caso, os alunos são indicados pela direção. Um dos critérios desejáveis é que os jovens indicados pelas escolas sejam moradores de comunidades do entorno da Kinross.

Nesse ano, os participantes do projeto vão trabalhar com a temática juventude, com a missão de produzir 15 vídeo no fim do curso.

“Adolescentes e jovens da periferia gostam de tecnologia, mas não têm recursos para aprimorar de forma profissional. A TV Caroço faz essa inserção no audiovisual”, conta Maria Hermínia Rodrigues de Souza, coordenadora do curso.

Essa é a quinta edição da TV Caroço, um projeto da Fundação Conscienciarte, entidade sem fins lucrativos que atua na promoção dos direitos de crianças, jovens e adultos. Na última edição, em 2019, o projeto formou 15 multiplicadores, e atendeu a 129 alunos de escolas públicas.

“O curso é para formação profissional, uma forma de melhorar o currículo, mas é também formação para a vida, para a transformação da vida desses adolescentes e jovens”, diz Maria Hermínia, que passou por várias formações oferecidas pela Fundação Conscienciarte.

Ana Cunha, diretora de Responsabilidade Social e Relações Governamentais da Kinross, reforça a importância de ações como essa. “É preciso oferecer oportunidades para jovens e adolescentes, especialmente aqueles de famílias em situação de vulnerabilidade. É muito importante que a juventude da cidade esteja alinhada com o que há de mais atual no mercado de trabalho e nas possibilidades de comunicação”.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados