Copasa promoverá reunião com comunidade de Soares, em Paracatu 

Objetivo do encontro é tratar de assuntos referentes à preservação ambiental 

          

          Com a finalidade de estimular na população o senso de pertencimento à comunidade em que está inserida e assim incentivar os cuidados dos moradores com o meio ambiente ao seu redor, a Copasa fará, na próxima sexta-feira (17/03), em Soares, distrito pertencente a Paracatu, uma apresentação do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da empresa.   

          Na oportunidade, serão expostos os objetivos, metodologia e benefícios do programa, citadas ações já desenvolvidas no município e explicada sua relação com a segurança hídrica das gerações atuais e futuras. Os participantes também serão estimulados a fazerem reflexões acerca da região em que vivem e atividades de proteção ambiental que poderiam ser desenvolvidas para garantir a perenidade da fauna e flora local.  

          O evento contará com o apoio da Prefeitura e ainda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); da Polícia Militar de Meio Ambiente; e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), integrantes do Colmeia. Será promovido a partir das 19h da próxima sexta-feira (17), na sede da Associação dos Soares, e será aberto ao público.  

Sobre o Colmeia 

          O Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Paracatu é um grupo formado para avaliar a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras questões que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais. 

Pró-Mananciais 

            Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.   

            A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.   

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

            A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade. 

 Agenda ESG 

            O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados