Copasa divulga cronograma de obras para melhorar   o abastecimento em Paracatu 

Representantes da companhia promoveram coletiva de imprensa para explicar problemas, soluções e investimentos 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, na manhã desta quinta-feira (17/02), na sede de sua agência de atendimento, uma coletiva com a imprensa de Paracatu, a fim de esclarecer aos jornalistas suas dúvidas quanto à prestação de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e melhorias em andamento. O evento contou com a presença do gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Oeste, Renato Carvalho, e com o encarregado do sistema, Wilmar Santos.

Após um breve resumo do atual cenário da Copasa na cidade, os colaboradores da empresa de saneamento deixaram a palavra aberta para os comunicadores. Mediante suas perguntas, os copasianos explicaram as razões que causaram problemas no fornecimento de água no fim de janeiro, o extravasamento de esgoto e as recomposições asfálticas. Apesar das intercorrências, a Copasa está mobilizada para saná-los definitivamente. Além disso, os empregados pediram a colaboração da população para que os moradores acionem a companhia diretamente pelos canais de relacionamento, ajudando a agilizar as manutenções quando ocorrer algum problema.

Na oportunidade, a empresa falou sobre o cronograma de obras do reservatório de acumulação. Iniciadas em maio de 2021, as obras, orçadas em aproximadamente R$ 15 milhões, têm previsão de término em maio de 2022. O “piscinão”, como é popularmente chamado, está sendo implantado nas proximidades do ribeirão Santa Izabel e terá capacidade para armazenar quase 637 milhões de litros de água. Assim, mesmo que ocorra queda na vazão do manancial que abastece a cidade, a Copasa ainda terá disponibilidade de água para tratar e distribuir. Até o momento, foram escavados mais de 400 mil metros cúbicos.

Os representantes da companhia também fizeram um balanço da segunda etapa das obras de setorização, empreendimento que, assim como o reservatório de acumulação, também visa à melhoria do abastecimento. Essas intervenções começaram no último mês de agosto e a estimativa é que sejam concluídas até setembro deste ano. Orçadas em R$ 5 milhões, ao todo serão construídos 4.600 metros de redes de distribuição, duas elevatórias, responsáveis por levar a água até as regiões mais altas da cidade, e implantado um reservatório, que é uma caixa de água com grande capacidade de abastecimento, e uma subestação de energia, que permitirá o funcionamento do sistema.

Além disso, em fevereiro foi dada a ordem de serviço para as intervenções que possibilitarão que outros seis poços sejam colocados em operação, gerando um aumento de mais 72 litros por segundo na água fornecida à população, um aumento de aproximadamente 30% na disponibilidade de água. O prazo estipulado para que os poços entrem em operação é de 12 meses, mas a empresa está empenhada para que o funcionamento comece ainda em julho deste ano. O investimento gira em torno de R$ 1,7 milhão.

A empresa destacou a importância do diálogo aberto tanto com seus clientes quanto com a administração municipal e apresentou quatro meios diretos de relacionamento com os consumidores, garantindo não só o registro de reclamações, dúvidas e solicitações de serviços, mas a rápida solução dos problemas. O atendimento da Copasa funciona 24 horas por dia e pode ser acionado de forma gratuita pelo telefone 115 ou 0800 0300 115; pelo aplicativo Copasa Digital ou pelo site: www.copasa.com.br. Há ainda o WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Assim que a ocorrência é registrada no sistema, equipes são encaminhadas para o local informado e, após vistoria, se for constatada a responsabilidade da companhia, o problema é rapidamente corrigido

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